A reforma do Teatro Municipal “Manoel Lyra” entrou na reta final. Nesta quinta-feira (15), as equipes de trabalho realizaram a retirada dos tapumes da obra, mostrando à população os detalhes da nova fachada. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste executa uma ampla reforma no espaço cultural que é uma das casas de espetáculos mais tradicionais da região.
A execução da obra contou com um investimento público de R$ 2,2 milhões, com a troca dos telhados, remodelação de toda a fachada, reforma dos sanitários públicos localizados no hall de entrada, reforma do café, ampliação. Além da reforma de todo o hall de entrada, com novos pisos, iluminação e decoração, troca de todo o piso externo, inclusive do passeio público e novo paisagismo, contando ainda com reforma do pavimento superior, onde está instalada a Secretaria de Cultura e Turismo.
Anteriormente, em 2021, a Prefeitura executou a reforma interna da sala de espetáculos, que ganhou modelo de poltrona mais confortável, com assento mais alto e um encosto fixo, como nova cor; além de atender um Plano de Acessibilidade, oferecendo poltronas para obesos, bem como para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para cadeirantes com acompanhantes. Foram instaladas 584 novas poltronas na ocasião. O piso do palco do Teatro também foi substituído por assoalho com sistema de amortecimento que oportuniza uma melhor experiência aos artistas, especialmente da dança. Além das substituições das poltronas e carpete.
O Teatro
O Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi inaugurado em 26 de junho de 1995, foi um espaço criado para resgatar a emoção, o interesse e o desenvolvimento cultural de Santa Bárbara d’Oeste. Hoje é um ícone da cultura e um patrimônio da história do município, o espaço recebe o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável.
O Teatro Municipal “Manoel Lyra” é palco de diversas programações culturais: teatro, dança, shows musicais, palestras, workshops, orquestras, entre outros. Por ano, mais de 45 mil pessoas prestigiam apresentações na sala de espetáculos barbarense.
O espaço tem capacidade para 596 pessoas, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes, contando com quatro camarins (dois superiores e dois inferiores), palco italiano com 12 metros de boca e 9 metros de profundidade, além de uma excelente acústica.