sábado, 20 abril 2024

Região começa hoje a vacinar adolescentes com comorbidades

Americana, Nova Odessa e Sumaré abrem para faixa acima de 12 anos; Santa Bárbara vacina 16 e 17 anos

VACINAÇÃO EM AMERICANA | Americana vacinou nesta terça-feira (17) mais 3.277 pessoas contra a Covid-19 (Foto: Prefeitura de Americana/ Divulgação)

Quatro das cinco cidades da região iniciam nesta quarta-feira (18) a vacinação contra a Covid-19 nos menores de idade, inicialmente aqueles que possuem alguma comorbidade. Em Americana, Nova Odessa e Sumaré, a imunização a partir de hoje está aberta ao público de 12 a 17 anos, portador de comorbidade.

Trata-se de uma antecipação em relação ao calendário do governo do estado, que prevê iniciar hoje a faixa dos 16 e 17 anos, com comorbidades, e somente a partir do dia 26 de agosto acima de 12 anos, com comorbidades.

Santa Bárbara é outra cidade da região a iniciar hoje no público menor de idade, só que ainda nos moradores de 16 e 17 anos (leia texto nesta página).

Todos serão vacinados com imunizante da Pfizer, o único autorizado para o público menor de idade no país até o momento.

AMERICANA
A Secretaria de Saúde de Americana confirmou ontem o início da vacinação nesta quarta-feira (17) nos adolescentes portadores de comorbidade dos 12 aos 17 anos.

A cidade recebeu na segunda-feira 852 doses de vacinas específicas para esse público, enquanto aguarda a chegada de novas remessas para ampliar a cobertura entre os adolescentes.

No ato da vacinação os menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais e apresentar CPF ou Cartão SUS, a carteira de vacinação e um comprovante de endereço em nome dos pais ou seus responsáveis legais.

Na ausência de um responsável presencialmente, o adolescente deverá levar um termo de consentimento preenchido e assinado pelo responsável legal.

Para obter o termo, ele deverá procurar uma Unidade Básica de Saúde ou acessar o site Secretaria de Saúde.

A comprovação das comorbidades (veja relação no quadro), que são as mesmas do público adulto, deverá ser feita por meio de receitas, relatórios médicos e laudos detalhados sobre a doença, sendo que os pais (ou responsáveis) deverão assinar um termo comprovando sua veracidade. Com exceção das receitas médicas, os demais documentos ficarão retidos na unidade em que a vacina for aplicada.

O agendamento para esse grupo também é obrigatório e de ser feito pelo pelo site www.saudeamericana.com.br.

NOVA ODESSA
Assim como Americana, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa inicia nesta quarta-feira a campanha de vacinação contra a Covid-19 entre os moradores de 12 a 17 anos, portares de comorbidades.

Contudo, a vacinação dos adolescentes será nas próprias Unidades Básicas de Saúde, e não no Ginásio do Jardim Santa Rosa, onde apenas maiores de 18 anos continuam sendo vacinados.

O intuito da Secretaria de Saúde é aproveitar a oportunidade para verificar os adolescentes com vacinas de rotina eventualmente atrasadas e completar a caderneta desse público.

Na cidade não é necessário agendamento, mas a Saúde recomenda pré-cadastro no site “Vacina Já”, do governo do estado, para agilizar o processo na hora da imunização.

“Os adolescentes portadores de alguma das doenças precisam levar até a UBS seu CPF, carteira de vacinação e a receita ou carta médica com a descrição da doença, além de comprovante de endereço. É ideal que estejam acompanhados por algum responsável” “, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paula Mestriner.

SUMARÉ
Também em Sumaré a campanha contra a Covid entre os moradores de 12 a 17 anos será iniciada nesta quarta-feira.

Sumaré, que não exige agendamento, conta com sete pontos de imunização, que atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A vacina continuará disponível também para os demais públicos definidos pela campanha para a primeira e segunda dose, acima dos 18 anos. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também