quinta-feira, 2 maio 2024

Risco de desabamento da fachada de hotel fecha rua em Hortolândia

O risco de desabamento da fachada frontal, construída em metal e vidro, do Hotel Plaza de Hortolândia, fez a Prefeitura daquele município interditar, por tempo indeterminado, trechos da rua Zacharias Costa de Camargo, no bairro Remanso Campineiro, próximo da área central. As interdições são bem em frente ao hotel e algumas lojas instaladas no mesmo prédio e também em ao menos duas das esquinas da rua, no mesmo quarteirão.

A informação é que não há abalos na estrutura do prédio, mas no segundo andar do hotel, algumas das placas da fachada afastaram-se cerca de dez centímetros de onde estavam fixadas e, até serem consertadas, segundo técnicos, há o risco de desabarem. Suspeita-se que as fortes chuvas que atingiram a região na noite de segunda-feira (25) provocaram os danos.

Entre o final da noite da segunda e a madrugada desta terça-feira, equipes da Defesa Civil de Hortolândia trabalharam na interdição da rua e também em ações para não deixar hóspedes do estabelecimento em situação de risco. Os hóspedes de oito dos 26 quartos do hotel foram relocados. Eles estavam hospedados nos quartos da frente, onde havia maior risco de desabamento da fachada. Foram mantidas fechadas durante toda a terça-feira, as três lojas instaladas ao lado da porta principal do hotel.

Na terça-feira, fontes ligadas à Prefeitura de Hortolândia disseram ao Todo Dia que não há prazo para desinterditar a rua, pois a fachada com risco de desabamento para rua é pesada e não se pode correr o risco de uma eventual queda. Não há abalo na estrutura geral do prédio, mas liberação do local só mesmo quando a direção do Hotel providenciar os reparos necessários, atestados por técnicos especializados, com garantia de ART- Anotações de Responsabilidade Técnica.

Ainda na terça-feira, representantes do Hotel disseram que toda documentação do estabelecimento, como alvarás e laudos do Corpo de Bombeiros estão em ordem e que hotel, com exceção dos quartos interditados está funcionando normalmente, com funcionários trabalhando e hóspedes instados nos demais quartos.

Informaram ainda que já está sendo tratada a questão de contratar uma empresa para fazer reparos necessários e, se for necessário, acionar o Departamento Jurídico para verificação de eventuais responsabilidades no caso. A assessoria do Hotel Plaza disse que fará ainda hoje comunicado oficial sobre incidente.

Na manhã da terça-feira, a Prefeitura de Hortolândia mandou informações sobre o caso, através de Nota à Imprensa : A Prefeitura informa que a rua Zacharias Costa de Camargo, na altura do nº 21, precisou ser interditada, devido ao deslocamento de uma fachada de vidro do 2º andar de um hotel. A Defesa Civil foi acionada para atender o caso. A Defesa Civil foi acionada para atender o caso.

Somente a fachada da frente foi interditada parcialmente. A estrutura do prédio não foi abalada. Há risco de desabamento da estrutura metálica na rua. A Defesa Civil precisou remover os hóspedes dos quartos da frente. A via será liberada após o proprietário executar o reparo no estabelecimento.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também