sábado, 4 maio 2024

RMC terá mais dez escolas estaduais em período integral

Dez escolas estaduais em sete cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) passarão a oferecer ensino em período integral a partir de 2020. Essas unidades (veja na lista ao lado) foram contempladas na expansão do “Programa de Ensino Integral – PEI”, que a partir do próximo ano passa a funcionar em 664 escolas da rede estadual do Estado. 

Atualmente, 417 unidades escolares da rede estadual funcionam nesta modalidade de tempo integral mantida pelo governo paulista, e a expectativa da Secretaria de Estado da Educação é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023. 

As escolas estaduais selecionadas para aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas, grau de vulnerabilidade socioeconômica da comunidade que a escola atende, entre outros. 

Entre as escolas contempladas, 92 já vigoram no modelo ETI (Escola de Tempo Integral). Embora tenham uma carga horária maior, elas têm um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI. Outras 155 unidades são da rede estadual de ensino regular. 

“O tempo a mais que o aluno permanece na escola, com tutoria individualizada de professores, fortalece os vínculos de aprendizagem. Faz toda a diferença o regime de dedicação exclusiva de 40 horas semanais em uma única escola para o professor, melhorando a qualidade das condições de trabalho docente”, disse o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares. 

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada, que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. 

Estudos apontam que o ensino integral melhora a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. Os alunos do ensino médio das escolas do PEI tiveram desempenho 1,2 ponto maior no último Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em relação aos estudantes das escolas regulares. 

AS UNIDADES NA REGIÃO

CAMPINASEscola: Cecilia Pereira Professora

HORTOLÂNDIAEscola: Guido Rosolen
Escola: Jardim santa Clara do Lago

INDAIATUBAEscola: Professor Doutor Camilo Marques Paula

MONTE MOREscola: Elias Massud Doutor

NOVA ODESSAEscola: Profª. Dorti Zambello Calil
Escola: Profª. Silvania Aparecida Santos

SUMARÉEscola: Jose Miranda Prefeito
Escola: Manuel Albaladejo Fernandes

VALINHOSEscola: Prof. Cyro de Barros Rezende

Fonte: Secretaria de Estado da Educação

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também