domingo, 19 maio 2024
ABRIL AZUL

Roda de conversa sobre o autismo acontece nesta sexta-feira (12) em Hortolândia

A ação será realizada no CRAS Primavera com participações de profissionais do CAPS IJ
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

Nesta sexta-feira (12) o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Hortolândia promove uma roda de conversa sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), em prol do mês de conscientização sobre o autismo. A ação contará com a participação de profissionais do CAPS IJ (Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil) às 09h, no CRAS Primavera, localizado na Rua Amoreira, n° 35, Jardim Primavera.

O propósito da roda de conversa é promover a conscientização e a inclusão de autistas, além de combater a discriminação e o preconceito. Também será um espaço de troca e aprendizagem, conforme destaca a coordenadora do CRAS, Cristiane Ramos, ressaltando a importância de compartilhar experiências e conhecimentos sobre o tema. “Quando proporcionamos um espaço onde pessoas que compartilham de uma mesma questão se reúnem, é possível aprender e ensinar com a vivência individual de cada uma. As rodas de conversa são esse espaço, por isso são tão importantes e até solicitadas pelos usuários”, conclui.

Uma das profissionais que irá ministrar a roda de conversa, a enfermeira Elisângela Silva Padovani, enfatiza a relevância de trazer questões relacionadas à saúde para perto dos usuários, especialmente diante do aumento nos diagnósticos de autismo. “A roda de conversa visa informar sobre o processo de diagnóstico, acesso aos serviços de saúde e educação, bem como os direitos das crianças e adolescentes com TEA, visando apoiar as famílias em busca de orientação e assistência adequadas”, enfatizou.

Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007. A data visa a divulgar informações para combater a discriminação e o preconceito contra pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. O autismo é uma condição caracterizada por dificuldades nas habilidades sociais, comportamentos repetitivos, linguagem e comunicação não-verbal.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também