Objetivo é investir os recursos em obras de recapeamento, mobilidade urbana, drenagem e aquisição de máquinas e equipamentos
Ainda na sessão desta terça-feira, os vereadores aprovaram, por 15 votos favoráveis, projeto que autoriza a prefeitura a contrair um empréstimo no valor de R$ 15 milhões junto da Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento).
A proposta do Executivo é investir a verba em obras de recapeamento, mobilidade urbana, drenagem e aquisição de máquinas e equipamentos.
Foram contra o empréstimo os vereadores Isac Sorrillo, o Isac Motorista (Republicanos), Nilson Araújo (PSD), Eliel Miranda (PSD), Felipe Corá (Patriota) e Carlos Fontes (PSL).
Fontes condicionou seu voto ao comprometimento da prefeitura em investir na implantação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro Vista Alegre.
Segundo o vereador, um documento enviado ao prefeito Rafael Piovezan (PV) pelo PSL liberava o parlamentar a concordar com o empréstimo se o prefeito formalizasse a contrapartida. “Como não houve esse comprometimento, meu voto é não”, justificou o vereador.
A reportagem do TODODIA questionou a prefeitura sobre quais regiões da cidade seriam recapeadas e quais equipamentos seriam adquiridos. Por meio de nota, o Executivo respondeu que “as obras e aquisições de equipamentos serão definidas oportunamente.”
O prazo para quitação da dívida é de 120 meses e tem carência de 24 meses.
No início de setembro, a Câmara de Americana também autorizou a prefeitura a contrair o empréstimo com a Caixa por meio da linha de financiamento, no valor de R$ 25 milhões. Na cidade, a verba deve ser aplicada também no recapeamento de ruas e em obras do DAE (Departamento de Água e Esgoto).