TV AO VIVO
TODODIA 28 de outubro de 2026
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa oferece serviços de saúde e homenageia mulheres em Santa Bárbara d’Oeste

Programação no Centro de Referência em Saúde da Mulher incluiu rodas de conversa, atividades de bem-estar e o Desfile das Guerreiras

Compartilhar WhatsApp Facebook
Ouça esta matéria· 5 min

Voz gerada por inteligência artificial

Evento contou com acolhimento e a valorização das mulheres. Foto: Reprodução

Dezenas de mulheres e familiares participaram, no sábado (24), de uma programação do Outubro Rosa no Centro de Referência em Saúde da Mulher, em Santa Bárbara d’Oeste. O evento reuniu serviços gratuitos de saúde, atividades de bem-estar, rodas de conversa e homenagens a mulheres que enfrentam ou já superaram o câncer.

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, a iniciativa buscou ampliar a conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, além de incentivar o autocuidado, o acolhimento e a valorização das mulheres.

Acolhimento e incentivo ao autocuidado
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda Rizzo Piovezan, destacou a importância de as mulheres reservarem tempo para cuidar da própria saúde, apesar das responsabilidades cotidianas. “Nós, mulheres, cuidamos de tudo à nossa volta e, muitas vezes, nos deixamos por último. Este evento é muito especial porque traz à luz a importância de se cuidar, se valorizar e também prestigiar mulheres guerreiras que nos inspiram, em um lugar pensado para o cuidado da saúde delas”, afirmou.

Fernanda também agradeceu às equipes e aos parceiros envolvidos na organização. O vice-prefeito Felipe Sanches (Republicanos) ressaltou que a iniciativa contribui para a conscientização sobre o câncer e para o reconhecimento das mulheres que passaram pelo tratamento.

Segundo Sanches, o encontro também permitiu valorizar histórias de enfrentamento da doença e reconhecer o trabalho dos profissionais dedicados à saúde pública do município.

Serviços gratuitos de saúde
Durante a programação, o Centro de Referência em Saúde da Mulher ofereceu coleta de Papanicolau, aferição da pressão arterial, solicitação de mamografias e sessões de Reiki. No CED (Centro de Exame de Diagnóstico), ao lado do local do evento, houve um mutirão de mamografia e procedimentos para inserção do Implanon, método contraceptivo de longa duração implantado sob a pele.

Continua após a publicidade

O secretário municipal de Saúde, Marcus Pensuti, destacou a importância de reunir atendimento, informação e acolhimento. “Reunir mulheres que combateram ou combatem o câncer, conhecer suas histórias, trazer mais mulheres para conversar sobre o tema, participar de atividades e oferecer serviços como o mutirão de mamografia, a inserção de Implanon e a coleta de Papanicolau são ações de suma importância para oferecer uma saúde pública cada vez mais acolhedora e de qualidade”, declarou.

Rodas de conversa abordaram saúde emocional e autoestima
A programação também contou com atividades de bem-estar, autoestima e desenvolvimento pessoal. A partir das 9h, as participantes puderam acompanhar rodas de conversa e uma oficina de pintura em tecido conduzida por Marcia Sili Rosa Nascimento.

A publicitária Cristina Rossi falou sobre “Estratégia de comunicação, imagem e posicionamento”. Já a terapeuta, consteladora e mentora sistêmica Susana Faé conduziu a conversa “Inteligência emocional para as mulheres”.

Continua após a publicidade

A dentista Isabel Cristina Bueno de Camargo apresentou o tema “O sorriso que alimenta a esperança! O que eu gostaria de saber desde o início do tratamento?”, com uma abordagem sobre experiências relacionadas ao tratamento contra o câncer.

A programação começou com uma apresentação da Orquestra Feminina de Viola Caipira, sob a regência do maestro Binho, com músicas relacionadas às mulheres e à valorização da vida. Depois, foi servido um café da manhã oferecido pela Bella Pane Pães e Doces.

Desfile das Guerreiras celebra histórias de superação
Um dos momentos do evento foi o Desfile das Guerreiras, homenagem às mulheres que estão em tratamento contra o câncer ou já enfrentaram a doença. Antes de subir à passarela, cada participante recebeu serviços de beleza e bem-estar, como tranças e penteados, maquiagem, SPA das mãos, design de sobrancelhas, massagens e Reiki.

As mulheres desfilaram diante do público e dos familiares, em uma homenagem às suas trajetórias e histórias de vida. A passagem pela passarela foi acompanhada por aplausos e encerrou a programação com uma celebração à vida, à autoestima e à força das participantes.

Ação reuniu diferentes setores e parceiros
A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Saúde e pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. Também apoiaram o evento o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, empresas, profissionais, instituições e projetos locais.

A programação integrou as ações do Outubro Rosa no município e teve foco na conscientização sobre o câncer de mama, no acesso a serviços de saúde e no acolhimento às mulheres.

Esta matéria foi útil para você?

Cristiani Azanha TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.