Só em Santa Bárbara, aumento é de quase 300%; veja as orientações
As reclamações relacionadas a crédito consignado junto ao Procon de Santa Bárbara d’Oeste aumentaram 288,6% entre todo o ano passado e os nove primeiros meses de 2021. Em 2020, foram registrados na cidade 88 atendimentos, enquanto entre janeiro e setembro deste ano foram 342 queixas contra essa modalidade de empréstimo pessoal.
O índice de crescimento é maior do que o apresentado por todo o estado de São Paulo no mesmo período, de 156%.
Esse tipo de empréstimo permite que instituições financeiras descontem parcelas de quitação da dívida diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) do tomador do crédito.
De acordo com o Procon, a maior parte das pessoas que reclama sobre o abuso de financeiras dizem que não contrataram o serviço.
“A grande maioria são idosos que não possuem o hábito de consultar o extrato bancário e tomam ciência da contratação somente quando ocorre o desconto junto ao seu benefício no mês seguinte. Em muitos casos, os consumidores vítimas desse tipo de fraude nos informam que foram abordados por telefone com histórias de que o governo tem um valor para ser devolvido para o aposentado, o que não é verdade”, alerta o Procon.
Esse tipo de empréstimo permite que instituições financeiras descontem parcelas de quitação da dívida diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) do tomador do crédito.
De acordo com o Procon, a maior parte das pessoas que reclama sobre o abuso de financeiras dizem que não contrataram o serviço.
“A grande maioria são idosos que não possuem o hábito de consultar o extrato bancário e tomam ciência da contratação somente quando ocorre o desconto junto ao seu benefício no mês seguinte. Em muitos casos, os consumidores vítimas desse tipo de fraude nos informam que foram abordados por telefone com histórias de que o governo tem um valor para ser devolvido para o aposentado, o que não é verdade”, alerta o Procon.
O restante das reclamações sobre a prática são sobre taxas de juro e duração do contrato.
“Existem casos de consumidores que realizaram desconto por meio de saque em cartão de crédito e não perceberam a diferença. O problema maior, quando isso ocorre, é que o cartão de crédito possui juros, multa e encargos contratuais sobre o saldo devedor total, e, em sua maioria, os saques não são utilizados na modalidade ‘parcela fixa’, o que acarreta em valores cada vez maiores para quitação”, orienta o órgão.
“Existem casos de consumidores que realizaram desconto por meio de saque em cartão de crédito e não perceberam a diferença. O problema maior, quando isso ocorre, é que o cartão de crédito possui juros, multa e encargos contratuais sobre o saldo devedor total, e, em sua maioria, os saques não são utilizados na modalidade ‘parcela fixa’, o que acarreta em valores cada vez maiores para quitação”, orienta o órgão.
A recomendação é que o consumidor que optar por esta modalidade de crédito solicite o envio das faturas em residência para conferir o saldo devedor e procurar as instituições financeiras pelos canais oficiais, evitando assim fornecer dados e realizar pagamentos que aparecem em aplicativos de conversa.
Em todo o estado de São Paulo foram registradas 2.555 queixas sobre empréstimo consignado nos oito primeiros meses de 2020, contra 6.542 no mesmo período de 2021.