domingo, 21 julho 2024

Santa Bárbara anuncia desativação do Hospital de Campanha contra Covid

 Em quase 17 meses de funcionamento, estrutura montada no campus da Unimep ofereceu atendimento a 1.063 pacientes da doença; gastos com estrutura não são informados

Leitos do hospital de campanha ( Foto: Prefeitura de Santa Bárbara/Divulgação)

 A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste anunciou nesta quarta-feira (17) a desmobilização do Hospital de Campanha, aberto em junho de 2020 para atendimento de pacientes com Covid-19. Desde o dia 29 de junho do ano passado, a estrutura instalada no campus Santa Bárbara da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) serviu para o atendimento de 1.063 pacientes da doença. A administração não informou o valor gasto para manter o hospital funcionando nesses quase 17 meses.

A desativação do Hospital de Campanha, segundo a prefeitura, ocorre devido à diminuição dos percentuais de internações em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), leitos com respiradores e sem respiradores (clínicos).
Os atendimentos dos pacientes com sintomas da doença na cidade continuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nos dois prontos-socorros e no Hospital Santa Bárbara.

Em caso de sintomas da Covid-19, o cidadão deve procurar por uma das UBSs ou os prontos-socorros para diagnóstico. E caso a internação seja necessária, a rede pública barbarense dispõe atualmente de 20 leitos de UTI Covid-19 e 10 leitos clínicos de Covid-19 – todos instalados no Hospital Santa Bárbara.
“Durante pouco mais de um ano e quatro meses de funcionamento, a estrutura do Hospital de Campanha foi de extrema importância para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus em Santa Bárbara. Toda a estrutura montada, com leitos, equipamentos, insumos e contratação de profissionais foi fundamental para que muitos cidadãos barbarenses – e até de outros municípios da região e do Estado de São Paulo – pudessem ser acolhidos, tratados, curados e retornassem aos seus lares”, comentou a secretária de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Lucimeire Rocha, em nota oficial enviada pela prefeitura.
Os atendimentos dos pacientes com sintomas da doença na cidade continuam nas UBSs e Prontos Socorros (Foto: Prefeitura de Santa Bárbara/Divulgação)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também