quinta-feira, 18 abril 2024
Saúde

Santa Bárbara d’Oeste gera programa Catarata Zero

Projeto protocolado nesta segunda-feira (22) prevê catarata zero na cidade
Por
Jaqueline Durões
Foto: Reprodução

O diagnóstico precoce de catarata é a principal forma de prevenir complicações, incluindo a cegueira. Em casos avançados, a perda visual pode ser severa, afetando, principalmente, a qualidade de vida e a realização das tarefas diárias, como cozinhar, ler e dirigir.

Foi protocolado nesta segunda-feira (22) pelo o vereador Eliel Miranda (PSD) um Projeto de Lei 203/2023, que institui o programa Catarata Zero em Santa Bárbara d’Oeste.

O documento tem como propósito garantir o acesso à cirurgia de catarata para todos os munícipes que necessitem do procedimento. O programa será concretizado pelo Poder Executivo Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que apresentará um plano de ação com metas e prazos para a realização das cirurgias. O programa contará com o apoio de profissionais de saúde e entidades públicas e privadas.

O vereador ressalta que a iniciativa é urgente e necessária para melhorar a qualidade de vida da população; “O Programa Catarata Zero busca garantir um tratamento rápido e eficiente, democratizando o acesso à saúde ocular e beneficiando a economia do município ao reduzir a incapacidade produtiva causada pela cegueira e deficiência visual”.

Na declaração dos motivos, Eliel destaca que a catarata é uma doença ocular que afeta principalmente pessoas idosas e causa a opacidade do cristalino, levando à diminuição progressiva da visão. O parlamentar também destaca que muitas pessoas enfrentam falta de acesso à saúde ocular, aguardando longos períodos por cirurgias de catarata pelo SUS.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também