segunda-feira, 27 maio 2024

Via Crucis terá o maior palco já montado no Complexo Usina Santa Bárbara

 O trajeto percorrido por Jesus até o Calvário será apresentado de 4 a 9 de abril

A 24ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste prepara diversas surpresas em seu retorno ao Complexo Usina Santa Bárbara. As apresentações serão de 4 a 9 de abril, sempre às 20 horas, com entrada gratuita.

A estrutura da cidade cenográfica do mais consolidado espetáculo teatral da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que já vem sendo montada no local, dispõe de três níveis de altura, sendo que o piso mais alto está a seis metros do solo.
Serão mais de 600 metros quadrados de piso acessados por 10 escadas que oportunizarão o trânsito do elenco durante as 25 cenas da encenação. A estrutura conta também com um “background” de 68 metros de comprimento por 8,5 metros de altura, que será revestido cenograficamente, e que vem sendo montada pela empresa Fábio Rodrigues Locações de Eventos, de Piracicaba, e a cenografia é assinada por Junior José Soares de Souza Silva e equipe – que terá como tema a sustentabilidade.
“Atuo nesta área há 20 anos e, para esta edição, focaremos no reaproveitamento de materiais, reutilizando madeira de compensação de um outro evento, restos de isopor e de tecido, outros materiais recicláveis, uma massa cenográfica para dar aspecto rústico para essa cidade da época de Jesus, além de dar um novo sentido para este palco”, explicou o cenógrafo.
“Vamos transformar o espaço cênico em uma identidade de morros e de casas, tirando este recorte quadrado e de formato de palco, unindo a paisagem rústica e a elevação de solo presente no local, em um trabalho multidisciplinar, englobando cenógrafo carnavalesco, aderecista e biólogos”, complementou.
Para o diretor artístico do Espetáculo, Otávio Delaneza, este espaço cenográfico dialogará de forma poética e representativa nas passagens da trajetória de Jesus na terra. “A principal premissa é o dinamismo que proporcionará ainda mais a ilusão simbólica aos espaços cênicos como, o deserto, Jerusalém, os palácios e sinédrio e outros. A expectativa é que o espectador se deleite com a plasticidade e o prazer da contemplação”, comentou.

Crianças

As inscrições para as crianças já podem ser feitas durante os ensaios. Assim elas podem começar sua participação, em todos os dias dos ensaios, desde que acompanhadas por um responsável que também atue na encenação. Para participar não é exigida experiência anterior em artes cênicas, nem mesmo a obrigatoriedade de ter participado de edições passadas do espetáculo.

Exposição
A 7ª exposição “A Paixão em Cenas” segue aberta para visitação no Tivoli Shopping. Pensada para privilegiar a edição de 2019 realizada na Usina Santa Bárbara e 2022 no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, dando um panorama desse histórico que foi interrompido pela pandemia, a mostra quatro lonas de quatro metros cada. O Tivoli Shopping está localizado na Rua do Ósmio, 699, no Mollon, e funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo das 12 às 22 horas.

Espetáculo
A 24ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Serviços

Mais informações podem ser consultadas via e-mail espetaculoviacrucis@gmail.com e Whatsapp: (19) 991546908, ou na Secretaria de Cultura e Turismo, pelo telefone (19) 34649424, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também