Vereadores barbarenses aprovam dois projetos e discussão sobre reabertura do posto médico no Vista Alegre é adiada
Por Henrique Fernandes

Os vereadores barbarenses aprovaram dois projetos de Lei (PL) durante sessão realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira (13). Inicialmente, o vereador Carlos Fontes (União Brasil) solicitou a retirada da votação de um parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação sobre a reabertura do posto médico “Dr. Joel Lincoln May Keese”, no Jardim Vista Alegre.
Segundo o parlamentar, em reunião com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, ele teria recebido a informação de que a reinstalação da unidade médica está em fase de estudo pela Administração. Fontes comentou que vai protocolar um novo PL para não ser considerado inconstitucional e ser aprovado.
Foi aprovado o PL, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste a viabilizar o uso institucional de área pública mediante concessão à instalação de Instituição de Longa Permanência de Idosos, ampliando a área de concessão de uso anteriormente prevista, de 11 mil metros quadrados para 14,9 mil metros quadrados. Com a ampliação dessa área, o projeto prevê, também, a ampliação do mínimo de vagas a serem oferecidas para acolhimento de pessoas idosas.
A outra propositura aprovada, de autoria do vereador Eliel Miranda (PSD), propõe a criação do cicloturismo em Santa Bárbara d’Oeste, com o objetivo de incentivar o uso de bicicleta e o turismo, seja o rural, o gastronômico, o de aventura, o contemplativo e o ecológico.
Além de favorecer a realização de atividade física, o cicloturismo também deve contribuir para a valorização das cultura e dos atrativos turísticos locais, assim como para o desenvolvimento da economia e dos arranjos produtivos.
154 anos de emancipação política
Nesta quinta-feira (15), a cidade de Santa Bárbara d’Oeste completa 154 anos da emancipação política. No dia de 15 de junho de 1869 foi criada a Vila de Santa Bárbara dos Toledos, quando deixou de ser subordinada à Vila Nova da Constituição (atual cidade de Piracicaba).

O historiador Antonio Carlos Angolini e o professor Gilson Novaes participaram da sessão e comentaram sobre a história do município.
