Cidades seguiram medida anunciada por Hortolândia; objetivo é ampliar mobilidade dos eleitores da região
Acontece neste domingo (30) o segundo turno das eleições e para facilitar a mobilidade da população no dia da votação, as administrações municipais de Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré irão oferecer transporte público gratuito. Hortolândia já havia anunciado a medida.
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que disponibilizará ônibus gratuitos para toda população no dia do segundo turno das eleições. Segundo a Prefeitura, a medida atende uma recomendação do Ministério Público, do Supremo Tribunal Federal e da Defensoria Pública da União.
“A medida atende consideração do Supremo Tribunal Federal e recomendação do Ministério Público Eleitoral e da Defensoria Pública da União. A frota de ônibus municipal estará em operação sem a cobrança de passagem para usuários de qualquer idade”, explicou em nota.
A assessoria da Prefeitura de Sumaré informou que das 35 linhas de transporte público, 23 estarão disponíveis gratuitamente para a população sumareense no dia da votação. Os horários de circulação e frota serão os mesmos de sábado.
A Prefeitura de Hortolândia divulgou na última quinta-feira (20) que não irá cobrar passagens de todas as linhas que circularão no domingo. No total, a cidade conta com 22 linhas de transporte coletivo.
“Exclusivamente neste dia, a fim de facilitar o deslocamento dos eleitores que votam em zonas eleitorais distantes dos locais onde residem, haverá gratuidade do transporte público municipal em Hortolândia”, informou a prefeitura.
Desde o mês passado, quando foram anunciados cinco novos ônibus climatizados, a cidade conta com dez veículos com ar-condicionado. Além dos novos ônibus, também foi criada a linha 3.46, e segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o percurso liga o Jardim Aline ao Terminal Metropolitano de Hortolândia, passando pelo Centro da cidade.