sexta-feira, 19 abril 2024

Santa Bárbara investe em nova represa e projeta cinco décadas de abastecimento

 A prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste anunciou nesta quarta-feira investimentos da ordem de R$ 12,2 milhões na construção de uma nova represa na zona rural, com capacidade de amortizar 3,8 bilhões de litros d’água e garantir – pelas próximas cinco décadas – o abastecimento de toda a cidade.

Após a licitação pública para a contratação dos serviços, as obras devem se prolongar por doze meses. O sistema de barramento terá 170 metros de comprimento e nove de altura, suficientes para dobrar de imediato a capacidade de armazenamento da Represa de Cillo.

O projeto, apresentado pelo Rafael Piovezan – vice-prefeito e superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) – tem a proposta não só de garantir a água de qualidade na torneira dos barbarense, mas também reduzir o desperdício de água nos vertedouros.

Hoje, toda a cidade é abastecida com a água de três represas públicas – De Cillo, São Luiz e Areia Branca -, que juntas contam com capacidade total de 10 bilhões de litros de água armazenadas.

A nova estrutura, aliada a investimentos pesados em reservatórios e redes de distribuição, reforça um setor que já conta com índices absolutos de satisfação do cidadão.

A partir da assinatura do contrato, as obras serão auditadas pela Caixa Econômica Federal.  Mas, antes das intervenções, há procedimentos preliminares importantes. Cerca de 25% dos 750 mil metros quadrados de terreno que serão inundados pelo novo espelho d’água estão em glebas privadas, hoje tomadas por canaviais. Ainda não se tem ideia dos recursos necessários para o processo de desapropriação.

PLANO COROADO
O prefeito Denis Andia, também presente na coletiva de apresentação do projeto à imprensa, explicou que a nova represa coroa definitivamente os investimentos públicos em saneamento básico.

Além do abastecimento de água, a cidade vai encerrar o ano tratando 100% dos resíduos urbanos, em quatro estações de tratamento de esgoto. Três delas (Toledos I, Toledos II e Balsa) já funcionam. A última, do Barrocão – que já tem 85% das obras executadas – vai ser entregue em três meses.

“Nunca o DAE barbarense recebeu tantos investimentos como no nosso governo”, disse o prefeito. “Tiramos do papel sonhos antigos, a conseguimos transformar o departamento em referência”.

Piovezan – candidato da situação a prefeito, que está deixando a superintendência do DAE – agradeceu ao Executivo por fazer do saneamento básico uma prioridade de governo. “Conseguimos executar obras essenciais para o setor, usando os recursos disponíveis no próprio caixa.  Há muito o que comemorar”, afirmou.

 
RAFAEL PIOVEZAN E DENIS ANDIA | Diretor do DAE e prefeito comemoram o novo projeto

MAIS OBRAS
Apesar da estrutura montada para o tratamento de esgoto e distribuição de água, o DAE ainda reserva investimentos para o ano.

Serão executadas as obras de captação de resíduos em bairros rurais que ainda hoje são servidos de fossas, como o Sapezeiro e o Beira Rio.

No abastecimento, segue a substituição das tubulações antigas de água e a substituição de hidrômetros pela cidade toda, contendo o desperdício.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também