PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Santa Bárbara: Obra busca conter erosão de 10 anos

Recuperação da erosão ocorre às margens do Córrego Barrocão, na altura do Jardim Europa

Prevista para ser executada em dois anos, a obra de recuperação da erosão às margens do Córrego Barrocão, na altura do Jardim Europa, em Santa Bárbara d’Oeste, deve resolver um problema que se arrasta há duas décadas. 

PUBLICIDADE

A erosão “engoliu” parte do asfalto, principalmente da Rua Croácia, onde o trânsito foi interditado com cones de concreto há pelo menos dez anos, diante do risco de desabamento. Agora, a obra está 40% concluída e deve ser finalizada no segundo semestre de 2020, segundo a prefeitura. 

A recuperação é realizada em etapas, com aterramento, finalização do talude, plantio de grama, paisagismo e bancos. 

PUBLICIDADE

O trabalho foi iniciado no segundo semestre do ano passado na altura da Avenida Natálio Rozinelli e chegou à Rua Croácia. Mais de 8 mil metros cúbicos de resíduos já foram aplicados no local para evitar a erosão. 

“A recuperação da erosão existente há décadas ocorre sem custos de execução de obra, já que a empresa responsável pela gestão dos resíduos de construção civil na cidade é a responsável pela intervenção, com a destinação adequada de tais resíduos em um local devidamente licenciado”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Cléber Canteiro. 

PUBLICIDADE

Sócia de uma área de lazer no local, a comerciante Aline Micheli dos Santos, 25, acompanha a movimentação das máquinas com interesse pela solução. 

“Eles estão fazendo (a obra) no final da Rua Croácia e aqui do nosso lado formou um buraco por conta do esgoto, se não me engano, e é a quarta vez que isso acontece”, declarou. A jovem afirmou, inclusive, que houve casos de veículos arrastados pela erosão, que piora em épocas de chuva – quando o solo está úmido e cede com mais facilidade. “Pra cá ninguém veio visitar. A gente já foi na regional pedir para colocar ao menos uma barreira de concreto porque é perigoso, está caindo a rua, e ali vivem muitas crianças”, disse. 

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This