É uma instituição privada e filantrópica que atende 80% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
A Santa Casa de Misericórdia de Limeira está em festa nesta sexta-feira, 17 de fevereiro. Um dos hospitais mais importantes do interior de São Paulo, a instituição comemora 128 anos na condição de referência em Alta Complexidade para os 26 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS) 10 – Piracicaba.
A data foi celebrada com um momento simbólico com os colaboradores. Autoridades também marcaram presença, como o prefeito de Limeira, Mario Botion, o deputado federal Miguel Lombardi, o presidente da Câmara Municipal de Limeira, Everton Ferreira, e os vereadores Dr. Júlio César Pereira dos Santos, Adir Almeida e Terezinha Guarnieri, todos da Comissão de Saúde da Câmara de Limeira. A Mesa Provedora da Santa Casa esteve representada por Marcelo Bortolan, Renê Graff, Roberto Martins e Antonio Wagner D’Addona.
Atualmente, a Santa Casa de Limeira reúne os mais diversos serviços em 6.536 metros quadrados de área construída. É uma instituição privada e filantrópica, caracterizada como Hospital Regional Terciário, que atende 80% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de convênios e particulares em praticamente todas as especialidades da medicina. “Isso mostra como a Santa Casa é importante e vem contribuindo para a saúde e o desenvolvimento da população”, explica o provedor Marcos Bozza.
A instituição é administrada por uma Mesa Provedora, que é eleita pelos 120 membros voluntários da Irmandade da Santa Casa a cada três anos. Como instituição privada, todos os recursos recebidos são utilizados no hospital. “Desde a sua fundação, a Santa Casa de Limeira tem a missão de atender e dar assistência às pessoas que mais precisam e é disso que nos orgulhamos. Como provedor, quero reafirmar essa missão de atender a população pelo SUS com excelência e qualidade”, complementa o provedor.
O vice-provedor Marcelo Bortolan, que representou Bozza na celebração simbólica, lembrou a importância histórica da instituição. “Criada para atender as vítimas de epidemias, a Santa Casa passou por múltiplas transformações. A grandiosa estrutura atual nos impõe uma missão diária. A Santa Casa de Limeira deve promover qualidade de vida em saúde a todos com excelência, contribuindo para a melhoria da sociedade”.
Diretor técnico do hospital, Dr. Luís Francisco de Oliveira reforça a presença histórica da Santa Casa. “Dois grandes nomes da medicina brasileira passaram por aqui. Dr. Adolfo Lutz trabalhou em Limeira na época da inauguração da Santa Casa e o Dr. Antônio Cândido Camargo, especialista em tratamento oncológico e que hoje batiza um hospital de referência internacional na área, atuou na Santa Casa como cirurgião”.
A diretora de Recursos Humanos, Cintia Cason, explica que, entre 2021 e 2022, o hospital adotou um programa de desenvolvimento por competências. “É um projeto específico que permite o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores. Neste aniversário, é com muita alegria que anunciamos a implementação deste projeto de forma institucional”. Já a superintendente, Veridiana Cason Gonzaga, parabenizou, ainda, aos colaboradores que atuam no apoio, ou seja, não estão diretamente na assistência aos pacientes, como os setores de limpeza, manutenção, almoxarifado, entre outros. “Sem esse trabalho no ‘bastidor’, não teríamos como entregar nossos serviços de excelência”.
Para finalizar as comemorações, o provedor Marcos Bozza deixou uma mensagem final. “Quero agradecer a todas as administrações anteriores, colaboradores e parceiros da iniciativa privada e pública, que contribuem e fazem parte da nossa história”.