quarta-feira, 19 junho 2024
O PAPEL DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO

Secretaria de Educação de Nova Odessa promove ‘Semana Municipal do Brincar’ 2024

Entre os dias 27 e 31 de maio escolas da Rede Municipal celebram o ato de brincar como importante para o desenvolvimento humano
Por
Redação
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

A Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria da Educação, realiza entre os dias 27 e 31 de maio, a 2ª Semana Municipal do Brincar. Sob o slogan “Vem pra Roda no Ritmo do Brincar”, a Semana Municipal do Brincar 2024 englobará todas 25 unidades da Rede Municipal de Ensino, que conta com mais de 5.300 alunos, em todos os ciclos – desde berçário e creche até o Ensino Fundamental 1.

Lançado em 2023, o projeto tem como objetivo principal promover o ato de brincar como uma celebração vital para o desenvolvimento humano. Sob o lema de “resgatar o brincar livre como momentos de produção da cultura infantil”, a Semana Municipal do Brincar visa não apenas entreter, mas também educar, mobilizando toda a comunidade em torno da valorização da cultura da infância.

Para Márcia França Mendes de Oliveira, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Município, a “Semana do Brincar é muito mais do que um evento”. “Ela (a semana) garante o direito de a criança brincar como uma forma de aprender e experimentar o mundo e suas inúmeras possibilidades, além de ser uma oportunidade única de construção da cultura da infância”, declarou.

Destinada especificamente às unidades escolares mantidas pela Prefeitura de Nova Odessa, a semana especial estará repleta de atividades pensadas para estimular o brincar livre, lúdico e prazeroso. Desde brincadeiras de roda até as clássicas brincadeiras de faz de conta, o evento conta com uma variedade de formas de expressão infantil, reconhecendo a importância de cada uma delas na formação integral das crianças.

Durante esta semana de muita diversão, os alunos são estimulados a mergulharem no universo das brincadeiras antigas, como pular corda, brincar de amarelinha, soltar pião e brincar de bolinha de gude, valorizando não apenas a nostalgia dessas atividades, mas também resgatando a importância do contato físico, da criatividade e trabalho em equipe.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também