sexta-feira, 19 abril 2024

Secretaria de Saúde de Nova Odessa contrata clínica para realização de 420 castrações

A Prefeitura de Nova Odessa contratou, por meio de pregão presencial, uma clínica veterinária para a realização de 420 castrações em cães e gatos. A castração é o método mais eficaz no controle populacional de animais e a Administração está investindo R$ 62 mil no processo. São 220 procedimentos em caninos (macho e fêmea) e 200 procedimentos em felinos (macho e fêmea). Os animais atendidos são os que já estão inscritos no Programa de Castração Animal, promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e o Setor de Zoonoses.

Estão sendo feitas 10 castrações por semana, número que respeita a capacidade de atendimento da clínica contratada. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza acompanhou o início dos trabalhos, ao lado do secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, e da veterinária Paula Faciulli, responsável pelo Setor de Zoonoses da Prefeitura de Nova Odessa.

“Temos, em nosso governo, uma atenção muito grande com a causa animal. Criamos o Estatuto em Defesa dos Animais e eu, ainda presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, propus a criação da Câmara Temática para discutir o abandono de animais. A castração tem uma série de benefícios e um deles é que ajuda a diminuir o abandono”, disse Bill.

“A nossa demanda por castrações não para porque recebemos novas inscrições todos os dias. Atualmente, temos mais de 500 animais na lista de espera pelo procedimento. À medida que recebermos novas inscrições, vamos inserir no cronograma para a realização dos procedimentos. Essa é uma primeira etapa e queremos, em breve, realizar mais castrações”, explicou Cocato.

CASTRAÇÃO. O procedimento da castração consiste em uma cirurgia com anestesia geral. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Nos machos, se extrai os testículos. Após o procedimento, os animais não precisam ficar internados. E, em torno de uma semana, estão totalmente recuperados. “A castração traz uma série de vantagens porque reduz consideravelmente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente, elimina a gravides psicológica nas fêmeas e evita a gravidez indesejada, pois não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas. Nos gatos, há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território”, explica Paula Faciulli.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também