quarta-feira, 28 fevereiro 2024

Secretaria de Saúde divulga calendário de vacinação contra raiva animal nos bairros

Contribuinte deve conferir data em que equipe volante estará no bairro para vacinar cães e gatos 

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação contra raiva animal para o ano de 2023. A proposta com a ação é facilitar o acesso da população à vacina para cães e gatos, através de uma equipe volante percorrendo a cidade. Uma vez por mês a equipe de Zoonoses estará em um bairro diferente, em frente à unidade de saúde, das 9h às 13h. Os trabalhos começam no dia 25 de fevereiro, pelo Jardim Carlos Aldrovandi, Jardim Brasil e Parque Campo Bonito.

Desde 1998 o Estado de São Paulo não registra nenhum caso da doença em cães e gatos. A secretária de Saúde, Graziela Garcia, explicou que a campanha anual de vacinação antirrábica foi suspensa pelo Estado de São Paulo há alguns anos, justamente por que não temos registros recentes da doença. “Esse é um trabalho que passou a ser de rotina nos municípios e que Indaiatuba desenvolve continuamente. Basta fazer o agendamento por meio do telefone (19) 3816-6666”, reforçou.

No ano passado, Indaiatuba imunizou mais de 1.600 animais contra a raiva. A secretária acrescentou que, independente de campanha, é importante que os tutores de animais mantenham a carteirinha de vacinação de seu pet em dia, e que justamente para incentivar esse cuidado, o município colocou no planejamento deste ano, estender o serviço para os bairros. “Queremos aumentar o número de animais atendidos”, justificou.

A recomendação aos tutores dos animais é que confiram a programação para o seu bairro e não esqueçam de levar a carteira de vacina do pet. O cão deve ser conduzido em coleira e o gato dentro de um saco de tecido.

Mesmo sem registro de casos desde 1998, é importante ressaltar que a raiva é uma doença fatal provocada por vírus que acomete animais e seres humanos. Ela é transmitida por cão, gato e outros e animais através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.

Calendário de Vacinação Antirábida

25/02 –Jardim Carlos Aldrovandi; Jardim Brasil e Parque Campo Bonito

11/03 – Jardim Camargo Andrade

15/04 – Parque Residencial Indaiá

13/05 – UBS 9, no Centro

17/06 – UBS da Cecap; Jardim Califórnia (UBS 10) e Jardim do Sol

08/07 – bairro Itaici

12/08 – Jardim João Piolli

16/09 – UBS 4 – Jardim Morada do Sol

21/10 – UBS 7 Jardim Morada do Sol

11/11 – Parque Corola e Jardim das Maritacas

Obs.: sempre em frente as unidades de saúde, das 9h às 13h. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também