terça-feira, 25 junho 2024
ALERTA DE GOLPE

Sefaz-SP detectou sites falsos envolvendo o pagamento do IPVA

A Sefaz-SP já está tomando todas as medidas, principalmente com a comunicação dos fatos às autoridades policiais com a finalidade de retirar as páginas falsas do ar
Por
Vitória Silva
Foto: Reprodução

Os proprietários de veículos licenciados no Estado de São Paulo que estão pensando em quitar o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 devem estar atentos na hora de fazer o pagamento.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo descobriram que existem pelo menos três sites fraudulentos tentando simular a identidade visual do site da Sefaz-SP e induzindo o proprietário ao erro, em uma tentativa de estelionato ao sinalizar o pagamento a terceiros.

A Sefaz-SP já está tomando todas as medidas, principalmente com a comunicação dos fatos às autoridades policiais com a finalidade de retirar as páginas falsas do ar. E também ressalta que os canais oficiais para buscar informações sobre o imposto são a página do IPVA e a rede bancária credenciada.

Para realizar o pagamento do IPVA 2024, é só usar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), podendo pagar pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. É possível também, fazer o pagamento em casas lotéricas e com o cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.

A partir de agora também é possível realizar o pagamento via Pix. Para isso, é preciso acessar a página do IPVA, inserir os dados do veículo e gerar um QR Code, sendo que o QR Code Pix tem duração de 15 minutos, depois expira. Não tendo sido pago no tempo certo, será necessário emitir um novo QR Code, lembrando que tem sempre que ser pelo site da Sefaz-SP. Na tela do QR code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código expirará. Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

A Sefaz-SP reforça que as páginas verdadeiras para informações do IPVA 2024 e da geração do QR code para pagamentos PIX estão no domínio sp.gov.br. Fique Atento! Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo canal Fale Conosco.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também