Segurança é reforçada para temporada de compras

PM e Guardas iniciam operações nas áreas comerciais da região para coibir criminalidade

Para oferecer mais segurança a consumidores e comerciantes durante a temporada de compras de final de ano, a PM (Polícia Militar) e guardas municipais, com apoio das prefeituras e respectivas secretarias de Segurança, estão iniciando ações integradas para reforçar o patrulhamento nas áreas comerciais das principais cidades da região, como Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia.

Durante a temporada de maior movimento no varejo, que funciona em horário ampliado já a partir de hoje em toda região, as forças de segurança estão aumentando o patrulhamento preventivo de ruas, comércios e pontos de lazer, a fim de coibir furtos, roubos e golpes, que costumam aumentar nessa época do ano.

Em Americana, a Gama (Guarda Municipal de Americana) montou um esquema de patrulhamento na área central durante o horário especial de Natal do comércio, que abre até as 22h a partir de hoje até 24 de dezembro. Além de viaturas e patrulheiros presentes no período de funcionamento das lojas, a Gama conta com cinco câmeras de monitoramento para auxiliar no patrulhamento.

“Montamos uma ‘muralha digital’ no Convívio, com ângulo de visão em 360 graus, cujas imagens podem vigiar não só a área do calçadão, mas também as adjacências”, afirmou o comandante da Gama, Marcos Guilherme.

Além da Gama, a PM também realiza a operação “Natal Seguro”, que direciona os policiais para trabalhar ostensivamente nas áreas comerciais durante o horário especial do comércio, conforme explica o Major Rogério Takiuchi, do 19º Batalhão da PM. “Especificamente em Americana e Santa Bárbara, desde dezembro de 2017, a Polícia Militar e as Guardas Civis Municipais estão realizando reuniões integradas semanalmente para acompanhamento de indicadores criminais e o planejamento conjunto de ações preventivas no território”, explica o major. “No último ano foi um dos fatores que levaram a redução do indicador criminal de roubo e ajudou a melhorar a percepção da sensação de segurança”, afirma ele.

SUMARÉ E HORTOLÂNDIA

Em Hortolândia, a “Operação Natal” também começa hoje, quando serão intensificadas ações de patrulhamento das duas corporações, guarda e PM, nos horários das 14h às 22h, o maior número de circulação de pessoas nos comércios e ruas.

“A ação busca garantir a segurança dos comerciantes e consumidores durante o período de compras de fim de ano. O papel das forças de segurança é de inibir as ações criminosas. O cidadão deve evitar ficar no telefone celular e expor objetos de valores durante a circulação nas ruas”, orienta o secretário de Segurança da cidade, Luis Leite de Camargo.

A PM também intensificará bloqueios em lugares aleatórios da cidade durante o período do dia e da noite.

Já em Sumaré, a Guarda Municipal inicia no próximo sábado (8) a “Operação Papai Noel”, que terá reforço no patrulhamento nas principais áreas comerciais da cidade. Até o dia 31, serão realizadas ações preventivas, como pontos de visibilidade estratégicos.| DA REDAÇÃO.

 

 

Pin It on Pinterest

Share This