terça-feira, 17 junho 2025
LEGISLATIVO

Sessão da Câmara de Nova Odessa é reduzida por discussão do orçamento para 2026

A pauta da saúde também foi destaque no Legislativo
Por
Felipe Gomes

A Câmara Municipal de Nova Odessa realizou uma sessão ordinária reduzida nesta segunda-feira (9), com duração de apenas 30 minutos. A medida foi tomada em função da inclusão, na ordem do dia, do projeto de lei sobre as Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026, encaminhado pelo Executivo. A proposta estabelece os princípios que deverão nortear a elaboração do Orçamento Municipal do próximo ano, no entanto, a propositura acabou não sendo votada.

O vereador Elvis Pelé (PL) pediu vistas, o que adiou a análise da matéria para as próximas sessões. De acordo com o artigo 253 do regimento interno da Casa, sessões que tratam de leis orçamentárias devem ter a ordem do dia prioritariamente reservada a essas matérias, com o expediente limitado a 30 minutos, podendo ser prorrogado conforme o regimento.

Durante a tramitação, o projeto recebeu uma emenda do vereador André Faganello (Podemos), que teve parecer desfavorável da Comissão de Finanças e Orçamento. A proposta ainda deverá retornar ao plenário para discussão e votação.

A pauta da saúde também ganhou destaque na sessão | Foto: Divulgação/ Câmara de Nova Odessa

A LDO de 2026 estabelece diretrizes gerais com base nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Federal nº 4.320/1964, na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei Orgânica do Município. As metas e prioridades da administração municipal serão definidas no Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, que deverá ser encaminhado pelo Executivo dentro dos prazos legais.

VERBAS PARA SAÚDE EM DESTAQUE

A pauta da saúde também ganhou destaque na sessão. O vereador André Faganello anunciou da tribuna que a deputada federal Renata Abreu (Podemos) destinou uma emenda de R$ 150 mil para o Fundo Municipal de Saúde de Nova Odessa. Segundo o parlamentar, o valor deve ser utilizado para reforçar os atendimentos à população.

“Já recebemos dois milhões de reais para custeio da saúde, mas infelizmente o prefeito utilizou para folha de pagamento. Agora, esperamos que esse novo recurso seja usado da melhor forma possível”, afirmou Faganello.

O vereador Elvis Pelé também comentou a destinação de recursos. Ele informou que o deputado federal Marcos Alvino (PL) encaminhou uma emenda de R$1 milhão para investimentos em saúde no município. Segundo Pelé, a Secretaria de Saúde deve protocolar uma proposta nos próximos dias para garantir o recebimento do valor.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também