terça-feira, 23 abril 2024

Sob polêmica, mudança em viaduto começa hoje

A partir de hoje, o viaduto Amadeu Elias, no Centro de Americana, passa a ter sentido único de direção (centro-bairro). Os viadutos Ministro Ralph Biasi (Centenário) e Prefeito João Baptista de Oliveira Romano passam a ser as opções dos motoristas que utilizam a Rua Paraná, Avenida Paulista e Avenida da Saudade, por exemplo, para acessar a região central.

 

Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Americana (SOSU), Adriano Alvarenga Camargo Neves, a alteração visa promover a mobilidade urbana no município, diminuir o tempo de deslocamento e melhorar a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres.

 

Com as alterações, a Rua Rio Branco terá sentido único de direção, desde a Praça do Trabalhador até o viaduto Amadeu Elias. A Rua Dom Pedro passará a ter sentido Centro para o bairro já a partir da Rua Ruy Barbosa, junto à Praça XV de Novembro. O motorista que estiver na Avenida Dr. Antonio Lobo poderá acessar a Rua Dom Pedro na Praça XV de Novembro.

 

CRÍTICAS
No entanto, a mudança tem gerado críticas por parte de moradores e motoristas que utilizam o viaduto. Muitos americanenses têm se manifestado contrários à mudança, especialmente pelos canais da prefeitura nas redes sociais, onde o assunto é polêmico.

 

Morador do bairro da Colina, o aposentado Sergio Gobbo opina que a mudança no trânsito só irá prejudicar pessoas que vivem no bairro, pois elas perderão mais tempo de deslocamento. “Isso vai ser péssimo para a gente que vive aqui. Outro problema, por exemplo, será com as ocorrências com o Corpo de Bombeiros, porque vão sair prejudicados se precisarem chegar mais rápido ao Centro”, criticou.

 

Essa é a mesma opinião dos vizinhos de Gobbo, Darci Carnecini, Cristina Duarte e Gilberto Gomes. Os três vivem há anos no bairro, e se dizem insatisfeitos com a alteração porque terão que se deslocar para outros viadutos. Eles acreditam também que a alteração vai sobrecarregar os outros viadutos e causar mais congestionamento.

 

Dono de uma banca de jornais e revistas há 39 anos, ao lado do viaduto Amadeu Elias, o comerciante Mateus Vicente não acredita que isso irá prejudicar o seu estabelecimento, mas ele aponta que os maiores prejudicados serão os moradores. “Pra eles, vai ficar bem mais complicado chegar no Centro, agora, porque terão que dar muito mais volta”.

 

ÔNIBUS MUDAM
A Viação Princesa Tecelã informa que devido à mudança no Viaduto Amadeu Elias, as linhas de ônibus 101, 107, 117, 200, 204 e 225 terão itinerários alterados no sentido do bairro para o Centro, entre a Avenida Paulista e o Terminal Metropolitano. O itinerário passa a ser: Avenida Paulista, Rua Francisco Manoel, Avenida Bandeirantes, Rua Torres Homem, Avenida Bandeirantes, acesso Viaduto Centenário e Avenida Antônio Lobo. Serão criados três pontos ao longo do novo trajeto.

 

Secretário defende mudanças
Desde fevereiro, a Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário) tem promovido alterações no trânsito e na malha viária de Americana em vários bairros. Os estudos foram elaborados pela empresa Tranzum Planejamento e Consultoria de Trânsito.

 

Sobre as críticas feitas com relação às mudanças, o secretário-adjunto da SOSU, e também autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo, afirmou que elas irão aumentar a capacidade de escoamento do trânsito. “Precisamos melhorar o fluxo de veículos na rua Rio Branco, Fernando Camargo, Presidente Vargas e adjacências, para aliviar o tráfego intenso no viaduto Amadeu Elias”.

 

Eraldo Camargo ressaltou ainda que os motoristas serão beneficiados com as novas alternativas. “Com as alterações, os motoristas que estão na Avenida Brasil em direção à rua Rio Branco, quando chegarem até a Fernando Camargo, poderão fazer a conversão à esquerda, sentido Centro da cidade, hoje é proibido. Outro benefício é que poderão acessar, a partir da Rua Rio Branco, a Rua Dom Pedro para se dirigirem até a saída da cidade, facilitando o acesso para a cidade de Nova Odessa e Rodovia Luiz de Queiroz”, esclareceu.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também