quinta-feira, 23 maio 2024

Sumaré restringe tráfego de caminhões de lixo

A Câmara de Sumaré aprovou anteontem um projeto do vereador Valdinei Pereira, o Ney do Gás (PV), que proíbe a circulação de caminhões de lixo em cinco vias da cidade durante parte do dia. A restrição vale para a chamada “rota do lixo”, que é o trajeto que estes veículos fazem até o aterro da Estre, em Paulínia.
De acordo com a proposta, fica permitida a circulação destes veículos de segunda a sexta, de 0h às 6h; e nos sábados, domingos e feriados de 0h às 6h e das 18h até 0h.
“A ideia foi limitar o horário. A empresa, que funciona 24 horas, vai ter que arrumar uma rota alternativa. Se passar fora do horário permitido, vai ser multado”, afirma Ney do Gás.
No projeto, ele justifica que diversos caminhões de lixo vindos de outras cidades passam dentro dos bairros causando deterioração do asfalto e trazendo mau cheiro às residências e comércios, inclusive restaurantes.
Além disso, consta que as vias citadas têm tráfego intenso de caminhões que vão descarregar em Paulínia e que elas não foram planejadas para o tráfego pesado, o que causa congestionamento, acidentes, poluição ambiental e sonora e desgaste do asfalto.
De acordo com ele, a população reclama do mau-cheiro e até de atropelamentos. “Há uma escola que precisou improvisar outra entrada e saída para alunos porque passa muito caminhão e há risco de atropelamento”, diz Ney.
Estão fora da limitação os veículos credenciados para prestação de serviços públicos para a Prefeitura de Sumaré.
O caminhão que desrespeitar a lei ficará sujeito à lei 5793/2015, de defesa do meio ambiente, conhecida como lei do chorume, e prevê multa de R$ 3.336,96. “Fizemos uma reunião com o prefeito. Ele gostou muito e disse que vai sancionar”, disse o vereador.
AVALIAÇÃO
A prefeitura, no entanto, informou que o projeto vai passar pelos trâmites internos, vai receber os pareceres e depois segue para ser avaliado pelo prefeito Luiz Dalben (PPS). “Atualmente, a Guarda Municipal, por meios dos Agentes de Fiscalização Ambiental, realizam constantemente a Operação Chorume em vias estratégicas da cidade, fiscalizando o derramamento de chorume pelos caminhões de lixo. Somente este ano, mais de 300 caminhões foram fiscalizados e 32 multas aplicadas”, informou.
A Estre informou, por meio da assessoria de imprensa, que “está avaliando o teor da lei para se manifestar oportunamente”.

 

LISTA DE VIAS
Avenida Vereador Antônio Pereira de Camargo Neto, no Jardim Dall’Orto
Rua Goianésia, no Jardim Dall’Orto
Rua Félix Gomes dos Santos, no Jardim Santa Carolina
Rua Guarujá, no Parque Residencial Salerno
Rua Um, no Parque Itália

 
OPERAÇÃO TEM DOIS MULTADOS

A Guarda Municipal de Sumaré realizou ontem de manhã mais uma Operação Chorume, desta vez na Avenida Lindório Constantino, no Parque Itália. Foram vistoriados 51 caminhões de lixo e dois motoristas receberam multa por derramar chorume nas vias da cidade. Além de infração ambiental, com multa de R$ 3.336,96, a lei de trânsito prevê que o derramamento de carga nas vias é considerado infração gravíssima

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também