sábado, 18 maio 2024

A nova sede da Central do Cadastro Único de Sumaré foi inaugurada nesta quarta-feira

O prédio tem mais de 880 metros quadrados e conta com salas de atendimento e espaço kids climatizados

Foto: Lucas Moraes / Rede TODODIA

Por : Andressa Oliveira

A Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sumaré inaugurou nesta quarta-feira (19) a nova sede da Central de Cadastro Único(CadUnico) na cidade.

O prédio tem mais de 880 metros quadrados e conta com salas de atendimento e espaço kids climatizados. Ao todo, duas equipes irão atender a população, no total 14, sendo uma equipe volante, com cinco membros cada, e uma equipe itinerante, que irá percorrer os bairros em uma van adaptada para atender a população de Sumaré.

Jelres Rodrigues, assessor do deputado estadual Dirceu Dalben, esteve presente da inauguração e conversou a equipe de reportagem da Rede TODODIA, onde falou da importância da nova central: “A nova sede é uma nova forma de promover dignidade na vida das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social “explicou Rodrigues .

O cadastrado Único é uma base de dados que identifica e conhece pessoas e famílias mais vulneráveis ou de extrema pobreza do país, com essa identificação ajuda o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população. Ao todo, são 28 programas na base do CadUnico desenvolvidos para essas famílias. Programas como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Criança Feliz, dentre outros, compõe o rol de políticas sociais inseridas no CadUnico.

De acordo com a Secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Cleia , o município de Sumaré é dividido em 6 regiões, além da área rural. Por conta disso, foi selecionado o IBQ (Instituto Social e Educacional Bem-Querer para a Sustentabilidade Comunitária) para execução do cadastro único .

O CadUnico tem um total de 33 mil famílias inseridas na base da cidade e a meta é atingir a média nacional de cobertura, de 80,53%, ainda no 1º semestre deste ano. “Para atender essas famílias com a facilidade de acesso, e com essa nova unidade a gente consegue em tempo real encaminhar os dados cadastrais para o Governo Federal, além das equipes volantes e uma unidade móvel para atender essas famílias nos bairros”, disse Cleia.

A OSC (Organização Social Civil) Instituto Bem-Querer foi a vencedora do chamamento público realizado para definir os responsáveis para a execução do serviço. O instituto Bem-Querer atuará no apoio a gestão do cadastro único dos programas sociais em funcionamento no município.

O vice-prefeito Henrique do Paraiso falou que o trabalho de governo do prefeito Luiz Dalben sempre foi otimizar serviços, quebrando barreiras do Poder Público para o município: “O nosso principal objetivo é quebrar esses paradigmas e trazer a agilidade e a otimização desse serviço que é tão necessário para nossa sociedade que é a inclusão “, comentou o vice.

A nova Central do Cadastro Único está localizada na Avenida Luís Frutuoso, esquina com a Rua José Maria Barroca e irar funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: Lucas Moraes / Rede TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também