segunda-feira, 22 julho 2024

Alunos das escolas municipais de Sumaré realizam prova do Saresp

O Saresp avalia as competências de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação 

Foto: Divulgação

Mais de 5 mil alunos da rede municipal de ensino de Sumaré realizam nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 1º, o exame do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A prova é aplicada para os estudantes dos segundos anos, quintos anos e nonos anos do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio, em 21 escolas.

O Saresp avalia as competências de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação. A prova é aplicada pelo Governo do Estado a fim de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento da melhoria da qualidade educacional. Os resultados são utilizados para orientar as ações da pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

“Os investimentos na educação de Sumaré não param! As unidades escolares recebem reformas e manutenções, receberam novos equipamentos e mobiliários, novas quadras, e todas as salas de aula agora possuem ar condicionado e lousa digital. Anualmente, nossos alunos recebem kits de uniforme e material escolar. Nos empenhamos em oferecer uma educação eficaz e com qualidade e cada vez mais aprimorada. O Saresp faz parte do nosso pacote de investimentos e é extremamente útil para avaliarmos e sanarmos as deficiências de aprendizado, além de posicionar nossa rede no contexto regional e estadual. As avaliações externas são indicadores para políticas públicas educacionais que subsidiarão nossas ações, enquanto poder público, visando avançar cada vez na qualidade da educação oferecida aos nossos alunos”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Desde 2017, a Educação de Sumaré tem recebido investimentos. Foram criadas mais 2.900 vagas do Ensino Infantil à Graduação, as Escolas de Educação Infantil receberam novos parquinhos, foram instalados aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula e dependências das escolas, foram implantados na cidade pólos da FATEC, ETEC e Univesp, além da entrega anual de kits de material e uniforme escolar. As escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, contam com Ensino em Tempo Integral, como um projeto piloto. O cardápio da merenda escolar foi readequado, além da introdução de alimentos da agricultura familiar. E novas escolas estão em construção.

Este ano, a Prefeitura implantou novos playgrounds inclusivos nas escolas municipais. Os parquinhos contam com gangorra, parque infantil integrado e balanço, totalmente adaptados para a diversão de todos os alunos logo no início do ano letivo. Além disso, todas as salas de aula estão equipadas com lousa digital. E os alunos do primeiro ao novo ano do Ensino Fundamental têm uma nova disciplina: são as aulas de robótica, para a alfabetização através desse tema. Os alunos receberam um kit com robô, peças e plataformas para a cosntrução de protótipos e estruturas, chamando a atenção dos estudantes para a educação e estimulando a criativadade.

E uma nova unidade escolar foi entregue na região do Picerno: é a Escola Municipal Profª Maria Luisa Cia Medeiros, no Portal Bordon, com capacidade para atender 430 crianças de 4 a 6 anos. E mais duas unidades estão em construção no entorno dos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida das regiões do Matão e Área Cura.

E o projeto Jovem Empreendedor foi implantado em 100% das salas de aula municipais, beneficiando cerca de 17 mil alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os professores receberam uma capacitação específica para passar o conhecimento aos alunos com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil. 

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