sexta-feira, 19 abril 2024

‘Carreta da mamografia’ chega a Sumaré na próxima quarta

O veículo estará estacionada na pista de skate de Nova Veneza, na Avenida da Amizade, entre os dias 3 e 13 de outubro

Serão distribuídas 50 senhas diárias durante a semana e 25 senhas aos sábados (Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil)

Em continuidade à programação do “Outubro Rosa”, mês dedicado ao combate ao câncer de mama, Sumaré receberá na próxima semana a carreta do programa estadual “Mulheres de Peito”, que oferece exames de mamografia gratuitamente a mulheres a partir de 35 anos.

A “carreta da mamografia” – que já passou recentemente por cidades como Hortolândia e Americana – estará estacionada na pista de skate de Nova Veneza, na Avenida da Amizade, entre os dias 3 e 13 de outubro.

De segunda a sexta, o horário é das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Serão distribuídas 50 senhas diárias durante a semana e 25 senhas aos sábados.

Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar solicitação médica, RG e cartão SUS. Mulheres de 50 a 69 anos precisam apresentar RG e cartão SUS.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada para uma unidade de referência do estado para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

“Intensificamos neste mês as ações de prevenção e combate ao câncer de mama e consicentização da saúde feminina. Ofertamos mais de 3 mil exames de mamografia e realizamos atividades de orientação nas unidades de saúde e CRASs (Centro de Referência em Assistência Social) e a carreta de mamografia é mais uma ação que visa conscientizar nossas mulheres e facilitar e agilizar o acesso aos exames e cuidados”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

Neste mês, sob coordenação do Fundo Social de Solidariedade, as ações de prevenção e conscientização da saúde da mulher foram intensificadas.

Foram ofertadas 3.100 mamografias para as mulheres (com agendamentos até dezembro), além de promovidas atividades nas feiras livres da cidade, por meio da Base de Excelência da Mulher Itinerante, e nas unidades de saúde. E o “Dia D da Saúde da Mulher” ofereceu mil exames pré-agendados de papanicolau nas unidades de saúde, segundo dados da prefeitura.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também