segunda-feira, 27 maio 2024

HES de Sumaré contrata profissionais

DRS anuncia contratação para atuação em 15 leitos pediátricos que deverão ser instalados no hospital estadual

Medida | Novos leitos pediátricos para o HES foram anunciados pelo governo do Estado (Foto: Arquivo / TodoDia Imagem)

O Hospital Estadual de Sumaré (HES) contrata profissionais para atuar na ala de enfermaria pediátrica, onde a unidade deve receber 15 leitos, de acordo com o Departamento Regional da Saúde (DRS-7) de Campinas. O governo do Estado de São Paulo está em tratativas com prefeituras da região para implantação de leitos pediátricos em razão da alta demanda em hospitais como o HES e o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp.

Em Campinas, o HC recebeu 16 leitos, que já estão em funcionamento de acordo com DRS-7. “Os 15 leitos do Hospital Estadual de Sumaré estão em fase final de contratação de profissionais especializados para iniciar o acolhimento aos pacientes”, informou. A abertura dos leitos estava prevista para o dia 1º de junho. Apenas o HC recebeu os novos leitos na data.

O DRS-7 continua com tratativas com as prefeituras da região para a abertura dos leitos pediátricos. “A abertura de leitos não é prerrogativa exclusiva do Estado, cabendo também aos municípios e à União”, disse o Departamento.

ALERTA
A Prefeitura de Campinas alertou sobre a alta demanda de leitos pediátricos e neonatais em reuniões realizadas com o governo do Estado no último mês. De acordo com a prefeitura, a maioria dos pacientes internados em Campinas está com doenças respiratórias e mais de 30% são de outros municípios.

O Governo de São Paulo vai investir R$ 2 milhões para abertura e custeio dos leitos até o fim de setembro, para cobrir o período de maior frequência de doenças respiratórias.

Os novos leitos pediátricos serão destinados para atendimento de enfermaria, terapia intensiva e semi-intensiva no HES. Ao todo, Sumaré e Campinas juntas devem somar 31 leitos.

No começo do mês de maio, outra reunião entre a prefeitura e o governo do Estado foi realizada para discutir a alta ocupação dos leitos pediátricos e neonatais em Campinas e região. Durante o encontro, o prefeito pediu a reabertura de leitos no Hospital Estadual de Sumaré para desafogar a rede pública.

REUNIÃO
Em 24 de maio, a Secretaria de Saúde do Estado informou que acelerava os estudos para ampliação de leitos pediátricos na região, entre eles a abertura de leitos infantis no Hospital Estadual de Sumaré, durante reunião com o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), e o deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania). O governador Rodrigo Garcia (PSDB) foi a Campinas anunciar a medida após a reunião, na mesma semana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também