As participantes poderão interagir e acompanhar um bate-papo por vídeo entre médico e paciente que enfrenta o câncer de ovário
Setembro é também mês da conscientização sobre o câncer de ovário, doença silenciosa que, a cada ano, atinge milhares de mulheres no mundo todo. No Brasil, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima mais de seis mil novos casos diagnosticados a cada ano. Com o objetivo de alertar a população feminina sobre os riscos da doença, a Prefeitura de Sumaré, por meio do Fundo Social de Solidariedade, firmou parceria com o Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia – e traz para a cidade a “Mulher Labirinto”.
Até sábado (25), uma silhueta feminina com 1,60m de altura, produzida de metal, vai chamar a atenção das mulheres sumareenses para o conhecimento e cuidados com o corpo.
As participantes poderão interagir e acompanhar um bate-papo por vídeo entre médico e paciente que enfrenta a doença.
“O que a gente quer com esta campanha é fazer com que a mulher conheça seu próprio corpo e, quando tiver alguma alteração específica como, por exemplo, uma dor abdominal contínua ou uma distensão do abdômen, cansaço, dificuldade de se alimentar, procure o ginecologista e não deixe de fazer o acompanhamento pelo menos uma vez por ano. O objetivo é fazer com que a mulher se conheça por inteiro!”, explicou a diretora do grupo SOnHe, Renata Sasse.
“A ideia é que a mulher possa interagir de forma leve, simples, de fácil entendimento e incentivar o público feminino a realizar exames preventivos e visitas de rotina ao ginecologista. A prevenção é sempre a melhor saída e nós queremos levar informação responsável para as mulheres sumareenses, auxiliando no diagnóstico e tratamento precoce deste tipo de câncer, já que a chance de cura é sempre maior quando a doença está na fase inicial”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben.