sábado, 20 abril 2024

Projeto que prevê medidas na educação especial é aprovado

A intenção é que profissionais da rede estejam aptos a identificar alunos que necessitem de atendimento especializado para que sejam encaminhados para diagnóstico

Câmara | Projeto aprovado segue para sanção ou veto (Foto: Divulgação)

Os vereadores de Sumaré aprovaram por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (13), projeto de lei que institui um programa de acompanhamento integral de estudantes da rede municipal de ensino com dislexia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção) e déficits visuais e auditivos. O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito, Luiz Dalben (Cidadania).

De autoria do vereador Rudinei Lobo (PL), o programa prevê uma série de medidas relacionadas à educação especial.

A intenção é que profissionais da rede estejam aptos a identificar alunos que necessitem de atendimento especializado para que sejam encaminhados para diagnóstico.

A partir daí, Lobo propõe o apoio educacional aos estudantes, a adaptação curricular e acompanhamento pelas redes de assistência social e de saúde.

A proposta pretende ainda que sejam disponibilizados assentos na primeira fila para as crianças com transtornos de aprendizagem.
“O propósito do projeto é fazer com que o município de Sumaré, por meio de ações multidisciplinares de Saúde e Educação, possa promover a capacitação e aprimoramento de profissionais que militem com pessoas que apresentam a Síndrome e estimule a integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular”, justifica o vereador.

Na prática, o programa regulamenta e estende o atendimento educacional especializado, como já é previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também