sábado, 27 abril 2024

Sumaré realiza Operação Chuvas de Verão em dezembro

Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil coordenará ações do plano preventivo 

 A Defesa Civil de Sumaré começa no dia 1º de dezembro a Operação Chuvas de Verão, com ações de medidas preventivas, socorro, assistência, mitigação e recuperação, destinada tanto a evitar as consequências danosas de eventos previsíveis, quanto a preservar integridade da população durante o período de chuvas e tempestades dos próximos meses.

A operação segue até o dia 31 de março do ano que vem. Na última semana, o prefeito Luiz Dalben (Cidadania) decretou a criação do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), que conta com as responsabilidades do SMPDC (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil). O órgão será responsável pelo acompanhamento dos índices pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias de campo e alertas da Defesa Civil Estadual.

O PPDC estipula quatro níveis de ação: observação, quando o índice pluviométrico atingir até 80 milímetros; atenção, a partir de 88,1mm de chuva; alerta, quando houver a necessidade de vistoria técnica e remoção preventiva da população; e alerta máximo, quando houver a remoção de toda a população.
Também fazem parte do plano o conjunto de ações a serem adotadas em caso de calamidade pública, como realocação de moradores, inclusão em programas socais e de moradia. “O município tem a obrigação de oferecer o atendimento emergencial pela Defesa Civil, além de propor medidas parar sanar os problemas que as chuvas e tempestades de verão podem causar à população”, comentou Dalben
Além da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, fazem parte do SMPDC a Chefia de Gabinete, as secretarias de Finanças e Orçamento, Obras, Serviços Públicos, Habitação, Sustentabilidade, Saúde, Inclusão Social, Mobilidade Urbana e Rural, Cultura, Educação e Comunicação Social, além da Procuradoria Geral do Município.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também