sexta-feira, 3 maio 2024
CLIMA SEVERO

Tempestade Tropical Akará ameaça regiões do Brasil com chuvas intensas e riscos de alagamentos e deslizamentos

Regiões dos estados de AL, CE, BA, ES, MG, SP, RJ e sul do Brasil estão sob alerta devido aos acumulados de chuvas previstos e possíveis transtornos
Por
Danilo Bueno
Foto: Metsul Meteorologia

Segundo informações meteorológicas, a Tempestade Tropical Akará, uma área de baixa pressão, está se movendo para o sul afastando-se do continente nesta terça-feira (20). Há previsão de condições atmosféricas favoráveis para atividade convectiva forte entre os estados de AL, CE, BA, ES, MG, SP, RJ e sul do Brasil, com acumulados de chuvas que podem variar de 100 a 500 mm/dia.

Os riscos potenciais associados incluem alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, enchentes e inundações em áreas vulneráveis. Recomenda-se evitar enfrentar o mau tempo, observar possíveis alterações nas encostas e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia como medida preventiva.

Além disso, existe a possibilidade de tempo severo, caracterizados por chuvas intensas, ventos fortes (acima de 117 Km/h) e queda de granizo. Esses eventos podem resultar em destelhamentos de casas, queda de árvores, postes quebrados e alagamentos.

Há possibilidade de tornados, sobretudo na região Sul do Brasil em razão do vórtice ciclônico (VCAN) sobre esta região, embora sem causar consequências mais graves, favoreceu instabilidade com o calor e episódios isolados de chuva forte e temporais. Como a MetSul previa, pelo contraste entre o ar frio em altitude e quente na baixa atmosfera, com maior vorticidade, haveria nuvens funis.

Tornados foram avistados no PR e RS
“Tornados, que no domingo foram vistas com o vórtice no Uruguai e na Argentina, ontem foram vistas em cidades do interior gaúcho. Em Júlio de Castilhos, um funil muito desenvolvido foi registrado, mas não foi possível precisar se a sua circulação alcançou a superfície. No Paraná, houve notícias de tornado sem danos em área rural de Ercilândia”, informou o instituto meteorológico.

Foto: Metsul Meteorologia

Recomendações
Diante desse cenário, é importante seguir as orientações das autoridades locais, como evitar se abrigar debaixo de árvores, desligar aparelhos elétricos, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Para obter mais informações e assistência, recomenda-se contatar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em casos de emergência.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também