sábado, 22 junho 2024

Temporal causa estragos em Itatiba

Houve registro de residências afetadas pela força da chuva, com alagamentos em imóveis 

Itatiba viveu no fim de tarde de ontem, quarta (18/01), vários transtornos causados pela tempestade que atingiu o município. Um grande volume de água caiu em pouco tempo: foram 44mm de chuva em cerca de 40 minutos, entre 16h30 e 17h10.

Vários pontos da cidade tiveram alagamentos pontuais (proximidades da UPA, da Rodoviária, avenida Jundiaí, Bairro das Brotas e Jardim Ester). As comportas da Barragem Seca, perto do Parque Luís Latorre foram acionadas.

Ventos fortes, raios e granizo potencializam os estragos. Caíram postes e árvores em, pelo menos, quatro bairros (Vila Mutton, Jardim Arizona e bairros do Engenho e da Ponte)

A interrupção de energia elétrica deixou também semáforos fora de operação. Até a tarde desta quinta-feira (19), ainda eram vários os locais em Itatiba que não haviam tido restabelecido o fornecimento – isso porque, com as quedas de árvores, foram vários os trechos que tiveram que ser desligados para que a remoção delas e limpeza das vias fosse segura.

Há registro de residências afetadas pela força da chuva, com alagamentos em imóveis no Quilombo Brotas, Jardim Santa Filomena e Bairro das Brotas, além de incidentes com deslocamento de terra no NR Porto Seguro.

Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Obras e Serviços Públicos, Ação Social, Departamento de Trânsito, Meio Ambiente, e em apoio Bombeiros e CPFL, trabalharam tanto na hora da tempestade quanto madrugada adentro e durante toda esta quinta-feira. Até o final da tarde, ainda havia vistorias sendo feitas.

O que fazer?

Em caso de mais ocorrências devido às chuvas – já que a previsão do tempo pela Defesa Civil do Estado de São Paulo indica possibilidade de chuva forte até o final de semana – , a orientação é ligar para o 193 (Bombeiros) ou 153 (GM) que centralizam e distribuem os atendimentos. Vale lembrar que, durante temporais, o ideal é não ficar em áreas abertas. Busque abrigo e se proteja! 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também