Alunos que estudam em escolas particulares, de outros estados ou querem retornar às salas de aula da Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) em 2025, devem realizar o cadastro até esta sexta-feira (13) em alguma rede estadual ou nos postos do Poupatempo.
Termina nesta sexta também o prazo para que estudantes que estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio escolham o itinerário formativo que seguirão a partir do ano que vem. Para esses estudantes, há três opções de aprofundamento no Ensino Médio: exatas, humanas e ensino técnico.
Matrículas para 2025
Para alunos de outras redes ou que não estavam na escola neste ano, há vagas em classes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (1ª à 3ª série) de período parcial e integral, além da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para a matrícula, o responsável legal ou estudante maior de 18 anos deve apresentar o RG, histórico escolar e comprovante de residência.
Itinerários formativos
Para estudantes que farão a 2ª série do Ensino Médio no próximo ano são três opções de itinerários formativos: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Ensino Médio Técnico.
No ensino técnico, a expectativa da Secretaria da Educação é aumentar de 71,9 mil alunos que cursam o Ensino Médio Técnico em 2024 para 170 mil matriculados no próximo ano letivo, um aumento de quase 140% no número de vagas oferecidas no ensino técnico profissionalizante.
No itinerário formativo técnico profissional, são nove opções de cursos com aulas diretamente nas escolas estaduais em todo o estado: administração, agronegócio, ciências de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. Os cursos têm aulas ministradas por professores contratados pela Seduc-SP ou do Centro Paula Souza.
Há, ainda, cursos oferecidos em parceria com o Senai e Senac. Neste caso, os alunos precisam se dirigir às escolas parceiras no contraturno das aulas e há outras opções de cursos disponíveis, como eletroeletrônica e segurança no trabalho, por exemplo.
A escolha do itinerário é exclusiva para alunos que estão na 1ª série do Ensino Médio. Os alunos que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio em 2024 não participam do processo de escolha do itinerário. No próximo ano, esses estudantes darão continuidade ao curso que frequentam atualmente. Não é possível mudar de área.
Matrícula de alunos da rede e transferência
A partir deste ano, quem já está na rede estadual em 2024 e quer permanecer na mesma unidade escolar não precisa fazer a rematrícula. A vaga para o próximo ano letivo está garantida e será registrada automaticamente. A confirmação do local está disponível para consulta na SED (Secretaria Escolar Digital), na opção “Consulta Pública”.
Caso o aluno queira mudar de escola, o período para solicitação de transferência, que geralmente acontecia no mês de janeiro do ano seguinte, foi antecipado pela Secretaria e vai seguir o mesmo da matrícula, ou seja, até esta sexta-feira. Os interessados devem fazer o pedido também na página da SED — em “Intenção” pelo perfil do responsável ou aluno maior de 18 anos.
O resultado final será divulgado a partir do dia 2 de dezembro.
Calendário 2025
A Seduc-SP também definiu o calendário do próximo ano. Em 2025, as aulas do primeiro semestre terão início em 3 de fevereiro. O recesso escolar do meio do ano está previsto para o período entre os dias 1º e 20 de julho. Para o cumprimento dos 200 dias letivos, estabelecido pela Lei de Diretrizes e Base (LDB), o fim das atividades estão agendadas para 9 de dezembro.