O vereador Antonio dos Reis Zamarchi, o Toninho Mineiro, foi oficializado como como candidato a prefeito de Sumaré pelo partido Mobilização Nacional (Mobiliza), em convenção nesta segunda-feira (5). O evento foi o último do gênero ocorrido no município. Toninho terá como vice na chapa o comerciante Warlei Faris, o Warlei Fininho, também do Mobiliza.
A convenção oficializou ainda 22 candidatos a uma vaga para o Legislativo local.
A candidatura de Toninho foi viabilizada apenas depois da concessão de uma liminar pela Justiça Eleitoral confirmando a validade da nominata registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em que é especificado quais membros formam a diretoria do partido na cidade – responsável por indicar as candidaturas. Isso por que um segundo documento chegou a ser registrado no órgão com uma outra executiva em julho deste ano, o que poderia dificultar a oficialização do vereador como concorrente ao Executivo. Com a decisão, a direção municipal do Mobiliza permaneceu com o grupo político de Toninho, tornando possível a confirmação do vereador como pleiteante ao cargo de prefeito.
“Eles tentaram calar a nossa voz, não só a minha mas a de todos os candidatos a vereadores também, mas isso só mostra que temos a força e a condição de vencer. Estamos aqui para mudar a história de Sumaré, com amor e força. Nosso grupo está unido e determinado a fazer a diferença para cada cidadão desta cidade”, disse Toninho na convenção.
Presidente do Mobiliza em Sumaré, Warlei Fininho também comentou o episódio. “A tentativa de nos desestabilizar apenas fortalece nosso compromisso com o povo de Sumaré. Estamos prontos para trabalhar incansavelmente e trazer as mudanças que nossa cidade precisa. Não nos calaremos diante das adversidades e estamos mais organizados e
fortes do que nunca.”
Natural de monte Santo de Minas (MG), Toninho Mineiro foi eleito como vereador pela primeira vez em 1992. Em 1996 se elegeu como o parlamentar mais votado e foi reeleito nas eleições de 2004 e 2008. Toninho voltou à Câmara Municipal em 2021 para o seu quinto mandato.
Campineiro, o empresário Warlei de Faria mora em Sumaré desde 1990 e atua nos ramos moveleiro e de combustíveis.