Três cães reforçam a Guarda de Nova Odessa

0 30
A Guarda Civil de Nova Odessa deu início à implantação do Grupamento de Canil. Os cães Baruk, Mel e Samen – um macho e duas fêmeas – da raça pastor belga malinois vão auxiliar a corporação nas atividades diárias.
Nessa fase de adaptação e testes, os cães iniciam o estágio prático. Os animais vão auxiliar os agentes nos patrulhamentos ostensivo e preventivo.
Uma das intenções da GCM é utilizar esses animais na abordagem de usuários de drogas e detecção de entorpecentes.
O diretor de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe, explicou que dois cães estão atuando nas ruas e o outro está em treinamento. “O cão é uma ferramenta a mais no combate à criminalidade. Eles estão sendo treinados para intervenções táticas e faro”, disse.
CÃO AMIGO
Os cães pertencem ao inspetor Luciel e ao GCM Rodrigo que idealizaram a implantação do Grupamento de Canil na Guarda Civil Municipal.
“Eles (os cães) são treinados pelos próprios guardas, que são credenciados na Federação Brasileira de Adestradores”, explicou Felippe.
Com formação e especialização em adestramento de cães para intervenção tática, proteção e detecção, sãos os próprios idealizadores do canil que treinam os cães.
“Os três cães têm dupla função, que é a proteção, que seria o ataque, em caso de necessidade de intervenção, e a outra função que eles têm é a detecção”, disse o inspetor Luciel.

 

A família do Canil da Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste aumentou. Os filhotes da Jade e do Batman têm dois meses de idade e já estão em treinamento. Da raça pastor belga malinois, a fêmea e o macho nasceram em 29 de abril. O pai, Batman, já é aposentado do Canil da Guarda Municipal de Americana. E a mãe, Jade, integra o Canil da Guarda barbarense, composto também pelo pastor belga malinois Sheik e o pastor alemão Urso.
O Canil da Guarda Municipal foi implantado na Administração do prefeito Denis Andia e é utilizado para serviços de patrulhamento preventivo e ostensivo e, também, atuação social. O Canil já conquistou título na etapa estadual do 9º Campeonato de Cães de Polícia entre Guardas Civis Municipais do Brasil, em Sumaré, em 2017, vencendo por somatória de pontos outras 34 equipes de todo o Estado de São Paulo. | DA REDAÇÃO

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.