terça-feira, 28 maio 2024

Um olhar mais potente para o céu

Amparo, localizada a 85 quilômetros de Americana, no Circuito das Águas Paulista, já era bastante conhecida pelo casario histórico e pelas opções refinadas de hospedagem rural. A cidade, no entanto, tem uma outra atração sensacional, muito pouco conhecida. 

O complexo do Polo Astronômico local conta com um novo telescópio, com 650mm de abertura. O instrumento, inaugurado em julho, tem simplesmente a maior lente refletora do Brasil. Permite uma visibilidade perfeita dos astros. 

Há apenas outros dois telescópios do mesmo porte em operação no País, que superam o alcance óptico do equipamento de Amparo. 

Eles ficam no Observatório Astrofísico Brasileiro, em Brasópolis (MG) e no Observatório Nacional, em Itacuruba (PE). Mas ambos são exclusivamente voltados para pesquisas. Não há visitação pública para observação do céu. 

O diretor do complexo, Carlos Eduardo Mariano, diz que o telescópio tem como componente óptico principal um espelho parabólico, capaz de coletar cerca de 14.000 vezes mais luz, em comparação à capacidade do olho humano. “Isso o qualifica para a observação de milhões de objetos celestes muito pouco brilhantes, como estrelas, nebulosas e galáxias, que não são visíveis a olho nu”, diz. 

O espelho parabólico funciona como o “olho” do equipamento, com um poder de resolução fantástico. 

“Quanto maior o espelho principal de um telescópio refletor, maior será sua capacidade de separar pontos próximos entre si. Isso é importante para a observação de detalhes na superfície da Lua e dos planetas, por exemplo”, acrescenta o diretor. 

ÉPOCA BOA 

As noites desta época do ano são de céu limpo, propícias para observação do céu. O espelho principal instalado no novo telescópio fornece as imagens que, ampliadas pela lente ocular, as tornam muito mais brilhantes para o público. 

A Lua e os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno são apenas algumas possibilidades que podem ser vistas no equipamento superpotente em operação em Amparo. 

A grande mancha vermelha de Júpiter e os belíssimos anéis de Saturno se transformam em um espetáculo. 

ESTRUTURA 

PLANETÁRIO DO COMPLEXO | Equipamentos digitais e domo com oito metros

Além do novo telescópio em funcionamento, o complexo reúne outros equipamentos, todos disponíveis durante as sessões públicas, aos sábados, e às visitas escolares agendadas. 

A unidade astronômica é equipada com mais três telescópios refletores (menos potentes) e instrumentos para a observação solar. 

Também faz parte do complexo um planetário digital montado em uma ampla sala de projeções com um domo de oito metros. 

LEI PROÍBE LUZES AO REDOR  
O Polo Astronômico foi inaugurado em setembro de 2015, a cerca de mil metros de altitude. A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta. Por força de lei municipal, o arredor do complexo foi declarado “sítio para observações astronômicas”. A intenção é coibir a presença de luz artificial que possa atrapalhar as atividades. 
O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, na rodovia para Bragança Paulista. As sessões publicas acontecem todos os sábados, das 19h às 22h, com ingresso a R$ 30 e R$ 15 para estudantes com carteirinha, idosos e professores. 

Durante a semana, são realizadas sessões agendadas para qualquer grupo especial. O complexo ainda conta com estacionamento gratuito e completo serviço de lanchonete.
 
QUADRO 
O Polo Astronômico de Amparo se localiza na Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga a cidade à vizinha Bragança Paulista. O acesso para o complexo fica no Km 29 da estrada, na região do bairro rural do Sertãozinho. 
As pessoas interessadas em obter maiores informações sobre as atrações do complexo podem acessar www.poloastronomicoamparo.com.
br, ligar para o telefone (19) 3326-8264 ou ainda trocar mensagens por meio dos números de WhatsApp: (19) 99295- 9586 ou (19) 99412-1902. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também