terça-feira, 22 abril 2025
ADEUS AO PAPA FRANCISCO

Umbela Basilical: celebração para papa Francisco na Basílica de Santo Antônio simboliza fim de pontificado

Fiéis compareceram na Basílica para realizar orações após o falecimento do pontífice
Por
Isabela Braz
Momento em que o Padre Cássio Roberto fecha a Umbela Basilical. Foto: Divulgação/Pascom Basílica Santo Antônio de Pádua

A primeira das nove missas em razão do falecimento do líder da Igreja Católica, Papa Francisco, iniciada nesta última segunda-feira (21) na Brasília Santo Antônio de Pádua, em Americana, foi marcada por simbolismos que representam o fim do papado de Francisco.

Um momento importante durante o sufrágio pela alma do pontífice aconteceu com o fechamento da Umbela Basilical, insígnia católica presente em basílicas de todo mundo, que ao ser fechada, simboliza que não há um pontífice no momento. A cerimônia foi celebrada pelo reitor da Basílica, Padre Cássio Roberto.

Com a presença de fieis americanenses, o adeus ao Papa marca o início do Novendiales, período de devoção católica de nove dias de luto decretados pela Igreja Católica quando ocorre a morte de sumos pontífices. As missas devem acontecer nos horários habituais da paróquia.

A Umbela Basilical será novamente aberta após o fim do Conclave ─ que deve ser iniciado de 6 a 11 de maio ─, na primeira missa após o “Habemus Papa”, simbolizando o início de um novo papado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também