segunda-feira, 4 dezembro 2023

Vacina: lotes iniciais são bem menores do que o público alvo

A Prefeitura de Americana deve receber do estado 3 mil doses da vacina contra o coronavírus (CoronaVac) para a primeira fase da campanha, que começa segunda-feira (25). Santa Bárbara deve receber 1.560 lotes e Sumaré, 2.860, ultrapassando mais de sete mil doses para a região. Hortolândia e Nova Odessa não informaram a quantidade.
A quantidade é bem menor do que o esperado por prefeituras . Os Executivos devem vacinar apenas os profissionais de saúde nesta primeira fase. Se restarem doses, irão para os idosos. A expectativa inicial era de cerca de 120 mil lotes para a região, imunizando profissionais de saúde e idosos. Porém, houve atraso na chegada da vacina.
A Prefeitura de Americana, que pretendia imunizar na primeira fase 35.738 pessoas, sendo 32 mil idosos e 3.738 profissionais de saúde, revelou que deve receber 3 mil doses do Estado.
“A Secretaria de Saúde aguarda posicionamento oficial da Secretaria Estadual da Saúde quanto ao envio de 3 mil doses previstas, bem como as devidas orientações sobre a conduta da vacinação aos grupos prioritários”.
De acordo com prefeitura, caso a vacina chegue antes de segunda (25), a campanha será antecipada. “Inicialmente está previsto vacinar os profissionais de saúde da linha de frente e na medida em que o município receber outros lotes da vacina, a campanha será ampliada de acordo com o público-alvo previsto em cada etapa”.
A Prefeitura de Hortolândia informou que aguarda o envio de doses da vacina e não revelou a quantidade. Hortolândia estima vacinar 26.129 idosos e ainda levantava a quantidade de profissionais de saúde.
Nova Odessa não respondeu aos questionamentos da reportagem. A prefeitura já havia informado que pretende vacinar 5,7 mil idosos e 650 profissionais de saúde.
A prefeitura informou que ainda não tem informações, mas que a Saúde ” avalia que certamente haverá impactos no cronograma inicial”.
O Executivo destacou ainda que divulgará as informações e cronogramas assim que estiverem disponíveis.
Santa Bárbara planeja imunizar 19,5 mil idosos e 3,4 mil profissionais de saúde, totalizando 22,9 mil vacinados na primeira fase. Segundo a prefeitura revelou ontem, o município receberá 1.560 doses da vacina contra o coronavírus. Os profissionais de Saúde serão os primeiros a receber as doses da vacina.
Após os profissionais de Saúde, a população idosa receberá as doses da vacina. “Mediante envio e disponibilidade de doses da vacina, os profissionais que atuam na rede municipal de Saúde serão vacinados em seus locais de trabalho. Já os profissionais de Saúde da rede particular e os demais públicos da campanha serão vacinados em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município”, diz a prefeitura.
Sumaré estima vacinar 30 mil pessoas na primeira fase, dentre idosos e profissionais de saúde. Ontem, o Estado definiu 2.860 doses para início da vacinação contra a Covid-19 na cidade. Profissionais da Saúde que atuam na “linha de frente” serão os primeiros a serem vacinados.
“Essa será somente a primeira etapa. Por isso, pedimos que a população aguarde a sua vez e que todos continuem adotando as medidas de prevenção. Evitar aglomerações, utilizar máscara e higienizar as mãos com frequência continua sendo imprescindível para contermos a pandemia”, disse o prefeito Luiz Dalben (Cidadania).
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também