domingo, 16 junho 2024

Vacinação: 12 cidades da RMC estão abaixo da meta

A dois dias do término da Campanha Nacional de Vacinação, 12 das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ainda não atingiram a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças contra o sarampo e a poliomielite. Os dados são do Ministério da Saúde.

A vacinação termina amanhã nas unidades de saúde, e todas as crianças de entre um ano e menores de cinco anos devem ser vacinadas, independente da situação vacinal. Em todo o Estado, 168 municípios ainda não atingiram a meta.
A cobertura no Estado, segundo dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), está em 92,68% do público-alvo contra a pólio e 91,96% contra o sarampo. Em todo o Estado, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses das vacinas.
O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca a importância da mobilização de toda a sociedade. “Pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra doenças já eliminadas no país”, enfatizou o ministro.
O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, podendo levar à morte.
SITUAÇÃO NA REGIÃO
Entre as cidades da RMC, Cosmópolis, Artur Nogueira e Valinhos têm, até o momento, a menor cobertura vacinal nas crianças: as três ainda estão abaixo dos 80% de cobertura, e ainda um pouco distantes da meta de 95% (veja no quadro).
Em Nova Odessa, onde 85,45% das crianças foram imunizadas contra o sarampo (2.221 crianças) e 86,86% contra a pólio (2.258), a Secretaria de Saúde realizou operações especiais em sábados ao longo do mês de agosto para aumentar o alcance da campanha.
Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Santa Bárbara d’Oeste, até ontem tinham sido imunizadas 7.637 crianças.
O público-alvo é composto por crianças entre um ano e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Para imunização, deve ser apresentada caderneta de vacinação e o cartão SUS.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também