sexta-feira, 14 junho 2024
ABRE E FECHA

Veja os serviços públicos que estarão funcionando neste feriado de quarta-feira

Os serviços não essenciais retornarão apenas na quinta-feira (2)
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (1°) os serviços públicos municipais de Nova Odessa que são considerados essenciais serão mantidos normalmente. Estão incluídos nesta lista dos serviços essenciais os atendimentos de urgência e emergência das áreas de Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, abastecimento de água e coleta de lixo, entre outros.

Já os nãos essenciais, administrativos e burocráticos da Prefeitura, como a Central de Atendimentos do Paço Municipal e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) não funcionarão no feriado e irão retornar na quinta-feira (02).

Uma opção de lazer que permanece aberta à população inclusive no Dia do Trabalhador é o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa. O local é totalmente arborizado e conta com toda a infraestrutura para lazer, como sanitários, bebedouros e com pista de caminhada, e abre diariamente, das 5h às 21h.

Outra opção é o novo Playground Inclusivo nos jardins do Paço Municipal – na Avenida João Pessoa, nº 777, Centro. Além do parquinho para as crianças (inclusive aquelas com alguma deficiência motora ou intelectual), o entorno do Paço ganhou também um deck com pergolado e um balanço de madeira, situados na frente do prédio, e um “pet place” (área para atividades de lazer com os cães das famílias novaodessenses), pontos para piqueniques e um segundo playground infantil, no gramado atrás da Prefeitura.

Veja abaixo os detalhes de funcionamento de cada setor público municipal:

EDUCAÇÃO
As creches, pré-escolas e escolas da Rede Municipal de Educação não funcionam na quarta-feira (1º) e retomam as aulas na quinta-feira (2).

SAÚDE
O Ambulatório de Especialidades Médicas, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a Farmácia Municipal, a Farmácia de Alto Custo e as Farmácias das UBSs 5 e 7 (do Jardim Alvorada e Jardim Nossa Senhora de Fátima, respectivamente) e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) não funcionam no feriado, reabrindo na quinta-feira (2).

Já o atendimento médico de urgência e emergência no Hospital e Maternidade Municipal prossegue 24h, com entrada pela nova recepção. As solicitações de transporte para o Hospital podem ser feitas pelo telefone da Central de Ambulância 192 ou pelo (19) 3476-8194.

O atendimento será normal também no PAM (Pronto Atendimento Municipal) do Jardim Alvorada, todos os dias, das 7h às 21h. O PAM funciona no momento como unidade de referência exclusiva para pacientes com sintomas da dengue e idades acima dos 13 anos, e como Pronto Atendimento Pediátrico, para crianças até 12 anos.

SEGURANÇA
Para as ocorrências de Segurança Pública, a GCM (Guarda Civil Municipal) atende 24h pelos telefones (19) 3466-1900 e 153. A Polícia Militar do Estado pode ser acionada pelo 190. Chamadas para a Defesa Civil Municipal podem ser feitas a qualquer momento pelo número da Guarda Civil. A Defesa Civil também atende pelo telefone (19) 99754-9260.

O novo Corpo de Bombeiros da PM-SP em Nova Odessa, inaugurado ano passado, funciona 24h e atende pelo telefone 193.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Não funciona no dia do feriado a Diretoria de Gestão Social e Cidadania, que está agora em novo endereço, em sede própria da Rua Florianópolis, nº 305, no Jardim São Jorge, ao lado do CRESAM (Centro de Saúde da Mulher).

Estará fechado no feriado também o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras e Fundo Social de Solidariedade/Espaço Melhor Idade.

DEMAIS SECRETARIAS
As secretarias de Administração, Finanças, Obras Projetos e Planejamento Urbano, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Educação, Saúde (administrativo) e Segurança (administrativo), bem como as diretorias de Habitação, Serviços Urbanos, Parques e Jardins e Vigilâncias em Saúde, a Garagem Municipal, o Viveiro Municipal, o Departamento de Cultura e Turismo e demais unidades do Paço Municipal não abrem no feriado.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social também não atende no dia 1º/05. Ela está no mesmo prédio do novo Poupatempo e do Centro Municipal de Referência do Empregador e do Trabalhador, na Rua Duque de Caxias, nº 600, no Centro. No local, estão agora o PLT (Posto Local do Trabalho), Procon, Sebrae Aqui, Banco do Povo Paulista, Junta do Serviço Militar, Detran.SP e Sala dos Empreendedores. O atendimento volta na quinta-feira (2), das 8h às 17h.

Velório e Cemitério Municipal funcionam normalmente e são acionados pelas funerárias.

CODEN
A Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico, informa que não haverá atendimento ao público no feriado. O expediente será retomado na quinta-feira (2), das 8h às 16h.
Já a Coleta Domiciliar de Lixo ocorrerá normalmente em todas as regiões da cidade, seguindo a programação regular.

Para casos de emergência que venham a ocorrer durante o feriado, como falta d’água ou rompimento de redes de água ou esgoto, é disponibilizado um plantão de atendimento pelo telefone gratuito 0800 771-1195.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também