quarta-feira, 1 maio 2024
ESTRAGOS

Ventania derruba árvores em Americana e postes em Nova Odessa

Ventos passaram de 80 km/h na região e choveu cerca de 25mm em apenas 30 minutos em Americana
Por
Henrique Fernandes

Uma ventania com uma forte chuva de aproximadamente de 30 minutos foi o suficiente para fazer estragos nas cidades da região durante a tarde desta sexta-feira (3). De acordo com a Defesa Civil de Americana, choveu cerca de 25mm durante o curto período e os ventos passaram de 80 km/h na RMC (Região Metropolitana de Campinas), segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

Em Americana, logo que iniciaram as rajadas de ventos por volta das 16 horas, várias árvores caíram e algumas foram derrubadas com as raízes, como ocorreu na Rua São Gonçalo, no bairro Jardim Nossa Senhora do Carmo, que ficou com a via bloqueada. O coordenador da Defesa Civil, João Miletta, informou que foram mais de 15 árvores.

“O impacto foi muito forte, realmente foi um vento muito forte. Canalizou em certos setores. Não tenho a velocidade ainda, mas acredito que foi mais de 70 km/h essa rajada. A CPFL Paulista já foi avisada. A Gama (Guarda Municipal de Americana) e a PM (Polícia Militar) estão dando apoio”, informou Miletta.

A árvore ficava em frente à casa do engenheiro Willians Yogui, de 44 anos. “Nós estávamos na cozinha olhando quando começou a chuva. Foi coisa de 2 minutos e vimos a árvore caindo. Tanto energia quanto os cabo de rede e de internet foram levados pela árvore quando ela caiu”, disse o morador.

Uma árvore de grande porte caiu na Avenida São Jerônimo, no bairro Parque da Liberdade, em Americana. Ela acabou atingindo uma passageira de uma motocicleta, que teve ferimentos leves sem escoriações e foi encaminhado ao Pronto-Socorro São José. O piloto não ficou ferido. O canteiro central foi arrastado pela árvore e a via foi interditada pela PM, sentido bairro.

Moradores de diversos bairros do município relataram falta de energia. A Defesa Civil de Americana atendeu a ocorrência. Outra árvore caiu na Praça da Fraternidade, no Jardim da Paz, numa faixa sentido bairro, mas o trânsito não bloqueado. A calçada também ficou danificada com a força do vento.

Vendaval derruba postes na Avenida Brasil em Nova Odessa

Em outro caso, uma telespectadora de Nova Odessa, Thamirez Donato Abdalla, enviou pelas redes sociais um vídeo mostrando a situação que ficou a Avenida Brasil, próxima a fábrica Pentax, no Parque Industrial Fritz Berzin, depois que passou a ventania e a forte chuva, postes de energia foram derrubados parcialmente, deixando os motoristas assustados.

A CPFL Paulista foi procurada para informar a quantidade de postes da rede elétrica que caíram e a previsão de retorno da energia aos moradores do entorno, mas não informou a quantidade de postes danificados. “Equipes da distribuidora já foram acionadas para realizar os reparos necessários. Nesses momentos, o mais importante é garantir a segurança de todos. Assim, a CPFL alerta para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Acione imediatamente a CPFL e o Corpo de Bombeiros e aguarde o atendimento”, disse através da assessoria de imprensa.

“Tem duas equipes da Defesa Civil isolando a área. Os postes não chegaram ao solo, mas estão inclinados e baixos”, disse Vanderlei Wilians Vanag, coordenador da Defesa Civil de Nova Odessa.

Praça da Fraternidade, Jardim da Paz, Americana (Foto:Lorenna Gasparotti)
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também