Desde 2017, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Americana, Thiago Brochi (PL), tem se dedicado a fiscalizar e combater práticas irregulares e ilegais em postos de combustíveis do município. O parlamentar concentra seus esforços em enfrentar propagandas enganosas de preços promocionais e adulteração de combustíveis, atividades que, segundo ele, estão frequentemente ligadas ao crime organizado.
Brochi destaca o risco pessoal envolvido em suas ações: “Eu literalmente arrisco a minha vida para tomar a frente dessa questão e combater essas práticas que prejudicam os consumidores. Sabemos que muitas delas estão ligadas ao crime organizado, que se utiliza de postos de combustíveis para lavagem de dinheiro”, afirma.
Com base em denúncias recebidas, o vereador coordena ações conjuntas com o Procon, a Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar. Ele também já esteve na sede da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em São Paulo, solicitando apoio para ações de fiscalização, em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem).
“As ações são realizadas com o apoio desses órgãos. É um trabalho incansável, para que os consumidores de Americana e toda a região não sejam prejudicados”, ressalta Brochi. Ele ainda acrescenta: “Quem pretende prejudicar os cidadãos daqui vai ter que escolher outra cidade”.
Brochi é autor da Lei Municipal nº 6.354/2019, que obriga os postos de combustíveis a exibir propagandas de preços promocionais com, no mínimo, 25% de destaque em relação aos anúncios do valor real praticado. O objetivo é evitar que o consumidor se confunda na hora de abastecer seu veículo. “A lei em vigor permite mais visibilidade, transparência e clareza ao consumidor, que sabe o preço real e o de promoção dos combustíveis”, conclui o vereador.