Home Brasil + Mundo Cientistas chineses identificam novo vírus da gripe em porcos

Cientistas chineses identificam novo vírus da gripe em porcos

Alguns dos criadores de porcos do país, ao que tudo indica, já pegaram o vírus e se recuperaram
by Folhapress

Pesquisadores chineses identificaram uma nova variante do vírus da gripe, com potencial para se espalhar com facilidade entre a população mundial, no organismo de porcos criados em diversas províncias do país asiático. 

O vírus suíno detectado pelos cientistas tem características preocupantes. De um lado, as atuais vacinas contra gripe não parecem conferir proteção contra ele; de outro, apesar da origem em animais, ele não tem dificuldades para infectar células humanas. 

Alguns dos criadores de porcos da China, ao que tudo indica, já pegaram o vírus e se recuperaram, a julgar pela presença de anticorpos no sangue. 

Dados sobre a nova cepa do vírus influenza, como também é conhecido o causador da gripe, acabam de ser publicados na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA (PNAS), em pesquisa coordenada por George Gao, do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças. 

Gao e seus colegas integram um esforço de mapeamento epidemiológico dos vírus influenza em porcos que, entre 2011 e 2018, coletou quase 30 mil amostras de muco do focinho de porcos em dez províncias chinesas que abrigam grandes populações de suínos. 

Ficar de olho na evolução dos vírus de porcos é uma medida lógica porque o organismo desses mamíferos é considerado um “misturador” natural de diferentes cepas de gripe, como as que circulam em aves (tanto selvagens quanto domésticas) e em humanos.  

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This