quinta-feira, 23 maio 2024

Dia dos Namorados: na cozinha e com amor

Confira duas receitas para comemorar com a pessoa amada 

O Dia dos Namorados, comemorado neste domingo, é uma data para ser celebrada com amor, afeto e gastronomia, por que não? Muitos casais optam por almoçar ou jantar em restaurantes, mas surpreender o parceiro ou parceira com algo preparado em casa com todo o carinho é, no mínimo, uma demonstração de afeto e cuidado, concordam?

Pensando nisso, o Clube Gourmet solicitou à gastrônoma e coordenadora do caderno, Cristina Pisoni, e à técnica em gastronomia e docente da área de Alimentos e Bebidas do Senac Mogi Guaçu, chef Larissa Pedretti, duas sugestões para a comemoração.

Para Larissa Pedretti, a presença do alimento nas comemorações é algo muito forte na cultur brasileira, pois tudo gira em torno da mesa. “Comida é afeto. É partilha, carinho e amor. O gesto de surpreender quem amamos através do cozinhar traduz todos esses sentimentos. Além disso, quem cozinha demonstra atenção, cuidado e acolhimento”, salienta.

Cristina Pisoni concorda com a chef. “Nada mais expressivo do que viver este momento junto a uma boa mesa. É a hora em que podemos transmitir nosso sentimento numa receita que, mesmo simples, pode se tornar inesquecível”, acredita.

A dica da chef Larissa Pedretti é para que o casal cozinhe junto. “Ou, no mínimo, façam companhia um ao outro quando a refeição está sendo preparada. É muito gostoso esse momento de conexão”. Já Cris Pisoni recomenda que as pessoas deixem a emoção fluir para surpreender quem se ama. “Ousar um pouco nos complementos. Um detalhe, que pode ser um enfeite na mesa, uma bebida de entrada, o empratamento com flores comestíveis, enfim, deixe seu coração te guiar”.

A seguir, as especialistas compartilham com os leitores sugestões para serem preparadas em casa, nessa data tão especial. Confiram!

Receitas – Cristina Pisoni

Fondue de queijo

Ingredientes: 200g de queijo ementhal, 200g de queijo gruyére, 2 copos de vinho branco seco,

1 dente de alho esmagado (espremido na panela), 1 pitada de noz-moscada, 1 pitada de pimenta-do-reino, 1 cálice de vodca ou kirsch, 1 colher (sopa) de maisena

Modo de preparo: Ralar os queijos, colocar na panela de foundue, juntar o vinho, a pimenta e a noz-moscada. Quando estiver bem derretido, juntar a vodca com a maisena dissolvida, misturar bem e bater até ficar bem liso. Levar ao fogo e comer com pedacinhos de pão.

Fondue de chocolate

Ingredientes: 300g de chocolate de cobertura, 1 lata de creme de leite, 5 colheres (sopa) de conhaque e frutas da preferência

Modo de preparo: Derreter o chocolate com o creme de leite, até ficar bem homogêneo, e juntar o conhaque. Espetar a fruta e passar pelo chocolate.

Receita – Larissa Pedretti

Espaguete ao Molho de moqueca de camarões (para 2 pessoas)

Ingredientes: 160g de massa seca, 1 cebola pequena, 2 a 3 dentes de alho, 1/2 pimentão amarelo, 1/2 pimentão vermelho, 1 tomate maduro, 20ml de leite de coco,

½ pimenta dedo-de-moça sem sementes, azeite de dendê, 250g de camarões descascados e limpos, coentro, 100g de farinha de mandioca flocada, 1 colher (sopa) de manteiga, azeite para refogar, sal e pimenta-do-reino.

Modo de preparo

Farofa: aqueça uma panela e torre levemente a farinha de mandioca. Adicione a manteiga, tempere com sal e pimenta e finalize com 1 colher (sopa) de dendê, misturando muito bem, para que ela ganhe um dourado lindo. Reserve.

Molho: Corte a cebola, o tomate, os pimentões e o alho e a pimenta em tamanho regula, o suficiente para que cozinhem ao mesmo tempo. Em uma panela, adicione 2 colheres (sopa) de azeite, aqueça (não é necessário ferver) e adicione os legumes picados e adicione um pouco de sal. Não queremos que refoguem, mas que cozinhem em seus próprios sucos, por isso, mexa eventualmente para que soltem água. Quando estiverem cozidos, desligue o fogo e leve tudo ao liquidificador e bata bem. Adicione o leite de côco, o dendê. Prove e acerte o sal e a pimenta-do-reino. Reserve.

Dica: o molho e a farofa você já pode deixar prontos previamente, apenas aquecer na hora de montar o prato e servir.

Cozinhe a massa em água abundante, fervente e salgada, 1 minuto a menos do tempo indicado na embalagem. Quando o macarrão estiver na metade do tempo de cozimento, aqueça uma frigideira para chapear os camarões. Você pode temperá-los com sal, pimenta-do-reino e um pouquinho de suco de limão, se gostar. Saltei-os em um pouco de azeite, cuidando para que não passem do ponto. Esse processo tod, deve levar o tempo que falta para a massa terminar de cozinhar.

Escorra a massa e termine seu cozimento no molho, enquanto o reaquece. Misture bem e disponha no prato ou travessa em que será servido. Por cima, disponha os camarões. Sirva com coentro fresco e um pouco de farofa de dendê. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também