segunda-feira, 22 julho 2024

Ano para conhecer Vinícolas

Há muitas opções pelo Brasil, para serem visitadas ao longo do ano, mas também há vinícolas próximas da nossa região, para passeios de fim de semana

Estamos em janeiro, mês das férias, época propícia para conhecer lugares interessantes, como as vinícolas. Há muitas opções pelo Brasil, para serem visitadas ao longo do ano, mas também há vinícolas próximas da nossa região, para passeios de fim de semana.

Conversamos sobre este assunto com o especialista em vinhos e colunista do Clube Gourmet, Marcelo Copello, que passou algumas dicas para quem tem o desejo de conhecer mais sobre a viticultura (que estuda o cultivo da uva, para diversos fins) e a enologia (tudo que se relaciona à produção e conservação do vinho), neste ano de 2022.

A melhor época para se visitar vinícolas, segundo Copello, é próximo da colheita das uvas, quando há uvas nos vinhedos, “para que se possa fazer fotos bonitas”.Já para quem aprecia os vinhos e quer conhecer mais sobre a bebida, os cursos são bem-vindos, mas, conforme orienta o especialista, “visitar uma vinícola e ver o processo produtivo do vinhedo, da viticultura, e a enologia, na cantina, ver a transformação da uva em vinho, vale muito”, tornando-se um aprendizado mais efetivo e complementar aos cursos.

O colunista do Clube Gourmet listou algumas vinícolas para serem visitadas. Ele contou, ainda, que não teve a oportunidade de visitar vinícolas localizadas próximas da nossa região, mas indicou vinhos bem avaliados desses produtores, provados por ele num concurso de vinhos, o que demonstra a necessidade de conhecê-las, já que ficam bem perto.

Vamos às dicas:

Vale do São Francisco – “Nessa região, indico a Miolo, que fica do lado baiano. A Rio Sol também é muito boa, mas não tem enoturismo”.

Serra Gaúcha (Vale dos Vinhedos) – “O clássico é você visitar grandes nomes como a Miolo, a Casa Valduga, que oferece hospedagem, a Vinícola Pizzato, a Lídio Carraro, que fica bem ao lado da Miolo. E em frente à Miolo, vale visitar, também, o Spa do Vinho, que é um hotel maravilhoso e onde dá para fazer belas fotos”.

“Continuando nessa região, indo a Flores da Cunha, uma vinícola moderna, com arquitetura linda, é a Vinícola Luiz Argenta. Também vale visitar a Vinícola Viapiana, na mesma cidade, que também é muito moderna e tem vinhos excelentes”.

Serra Catarinense – “Outra vinícola lindíssima, com um prédio maravilhoso e super bem projetada, é a Vila Francioni. E uma vinícola nova, que está com hospedagem e também excelentes vinhos, um lugar muito bonito, é a Thera”.

Andradas (MG) – Na cidade, localizada na microrregião de Poços de Caldas, há a Vinícola Casa Geraldo. O vinho indicado por Copello, neste caso, é o Casa Geraldo Family Reserve.

Espírito Santo do Pinhal (SP) – Nesta cidade, localizada na região de São João da Boa Vista, está a Vinícola Guaspari, que, segundo o especialista, produz bons vinhos como o Guaspari Cabernet Franc e Guaspari Cabernet Sauvignon.

São Roque (SP) – No município, situado na Região Metropolitana de Sorocaba, fica localizada a Vinícola Góes, que produz outro bom vinho, conforme o especialista, o Philosophia Cabernet Franc.

Para mais informações sobre o colunista e especialista em Vinhos, Marcelo Copello, acessar:

https://www.instagram.com/marcelocopello/

Vinícolas próximas da região de Campinas

Vinícola Góes (São Roque – SP)

Informações sobre visitas pelo WhatsApp (11) 99787-0588

Vinícola Guaspari (Espírito Santo do Pinhal – SP)

Informações sobre visitas apenas pelo site

https://loja.vinicolaguaspari.com.br/enotour/index/visitas/

Vinícola Casa Geraldo (Andradas – MG)

Informações sobre visitas pelo WhatsApp (35) 99952-7967 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também