sexta-feira, 19 julho 2024

Massas e pratos italianos em Barão Geraldo

O Pastifício Primi Piatti foi inaugurado em 2002 no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, com o objetivo inicial de atuar na produção artesanal de massas. Posteriormente, com o crescimento, a casa se desdobrou para uma trattoria e uma rotisseria

O propósito dos proprietários Vera Lúcia Fregonesi Pivesso, formada em panificação pelo Senai, empresária e responsável pelo setor comercial, e Carlos Alberto Pivesso, engenheiro de telecomunicações, empresário e responsável administrativo, é levar à mesa dos clientes uma experiência gastronômica de grande qualidade, com produtos únicos. “E essa experiência pode ser ampliada e finalizada pelo próprio consumidor, garantindo assim autonomia, diversão e leveza na relação com a cozinha e com a comida”, explica Vera Lúcia Pivesso.

Conforme a proprietária, a utilização de produtos de alta qualidade é um dos pilares da Primi Piatti, “o que certamente contribuiu para a sustentação da marca por tantos anos, além do vínculo de amizade e respeito com nossos clientes, algo inegociável para nós. Alguns nos acompanham há anos e sabem que estamos sempre dispostos a auxiliá-los em suas demandas”, completa.

A massa e a equipe

Conforme Vera Lúcia Pivesso, as massas do Pastifício Primi Piatti são todas produzidas artesanalmente com farinha 00, sêmola de grano duro importada e ovos pasteurizados. “Nosso grande diferencial na produção se deve ao processo de cozimento das massas, por meio de pasteurização, o que nos possibilita preservar a textura e o ponto ao dente”, ressalta.

O chef responsável pela trattoria é o Vinícius Alves, apesar de muitos pratos tradicionais da casa serem criações dos próprios donos. Já o masseiro, responsável pela equipe de produção das massas artesanais, é Gilson Leal Almeida, que atua há anos na casa sob a orientação de Carlos Alberto Pivesso.

Trattoria e Rotisseria

O Pastifício Primi Piatti oferece ao menos 30 tipos de massa para serem comercializadas, além das opções da rotisseria, e outras 10 opções de pratos executivos na trattoria.

Entre as massas de destaque disponíveis para venda estão Raviolini de búfala com manjericão, Sorrentino de limão siciliano, Sorrentino de queijo Brie com damasco e Sacotini de carne de cordeiro. Todas são vendidas separadas dos molhos, sendo possível a combinação da preferência do cliente.

Já entre as deliciosas versões de pratos executivos do cardápio da trattoria, Vera Lúcia indica o Fettuccine puxado na manteiga com funghi porcini, “um prato encorpado, que agrada a todos, inclusive vegetarianos”, e o Papardelli puxado na manteiga de sálvia, “que garante muito sabor ao molho de manteiga”, acompanhado de polpetone recheado de queijo muçarela e molho de tomate. Mas também há outras delícias como risotos, lasanha e nhoque, acompanhados ou não de carnes. 

Fotos | Eduardo Ribeiro, Fabiana Murgel e Janilson Paiva

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também