TV AO VIVO
TODODIA 19 de outubro de 2026
Clube Gourmet

Melhor queijo do mundo

Compartilhar WhatsApp Facebook

Canastra

(Fotos/ reprodução httpscatracalivre.com.br)

O queijo produzido na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, foi eleito recentemente o melhor do mundo no ranking “50 Melhores Queijos do Mundo”, elaborado no fim do mês de junho pelo site norte-americano The Taste Atlas, guia especializado em gastronomia.

A iguaria mineira foi a mais votada pela audiência do site e ficou na frente de queijos italianos como Parmigiano Reggiano, Burrata, Pecorino Toscano e Pecorino Romano, entre outros.

O diretor-presidente da Emater, empresa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que presta assistência técnica a produtores artesanais mineiros, comemora o resultado.

“O reconhecimento da qualidade dos queijos mineiros muito nos orgulha. Isso é resultado de um esforço conjunto de todo o sistema de Agricultura do Estado, que tem sua contribuição no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite e do queijo, com qualidade e segurança para os consumidores”, afirmou Otávio Maia.

Ao todo são 70 produtores do queijo Canastra em oito cidades mineiras. O conteúdo do The Taste Atlas conta com a participação de viajantes do mundo todo.

Reconhecimento desde 2021

No concurso mundial de queijos artesanais Expo Queijo International Cheese 2021, realizado em Araxá (MG), dos 15 medalhistas de ouro 13 deles foram brasileiros. Trata-se do maior e mais completo concurso de queijos das Américas com participação de produtores europeus, incluindo a Itália.

Participaram 840 produtores de queijos brasileiros não somente do estado de Minas Gerais, como também de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além de queijos das regiões Norte e Nordeste, junto com produtores suíços, colombianos, peruanos e norte-americanos.

As premiações, segundo especialistas do setor, significaram o reconhecimento do Brasil como grande produtor e que o País passou a ser considerado como a bola da vez do queijo mundial.

Esta matéria foi útil para você?

TD
Redação TODODIA TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.