sexta-feira, 19 julho 2024

Projeto Jovem Chef

Jovens de 15 a 24 anos que vivem na Região Metropolitana de Campinas agora têm a oportunidade de frequentar cursos gratuitos na área de gastronomia, para poder empreender ou exercer funções em estabelecimentos do setor e hotéis 

Trata-se do Projeto Jovem Chef, financiado pelo Programa Juventudes, da Fundação FEAC, organização de Campinas que investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e populações vulneráveis, sobretudo crianças e adolescentes, e no impulsionamento de organizações, empresas e pessoas para as causas sociais.

O projeto é executado pelo Movimento Assistencial Espírita (MAE) Maria Rosa, que conta com a parceria de chefs voluntários; do Centro Universitário UniMetrocamp, que abre as portas de seu laboratório de gastronomia para os participantes, e de estabelecimentos do setor, ue admitem os jovens para trabalhar.

“Atualmente, atendemos 16 jovens de Campinas e Sumaré, os quais frequentam aos sábados as aulas gratuitas na sede do MAE Maria Rosa, que fica em Campinas, e o laboratório de gastronomia do UniMetrocamp, onde têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um centro universitário”, destaca a coordenadora da entidade, Kelly Cristina Parro da Silva.

Os jovens que frequentam o curso ocupam funções de atendimento e, principalmente, de auxiliares de cozinha. Já os empreendedores trabalham, principalmente, com confeitaria e panificação.

Rede Vitória Hotéis é parceira do projeto

A Rede Vitória Hotéis, com unidades em Campinas, Paulínia e Indaiatuba, começou a parceria com o projeto no início da pandemia de covid-19, com a inclusão de alguns profissionais no cronograma de aulas do curso. Depois passou a envolver os participantes nos processos seletivos de suas unidades, na área de alimentação e bebidas. “É muito gratificante, pois, além de apoiarmos no desenvolvimento social e profissional deles, também recebemos profissionais com alguma bagagem na área em que atuamos, para desenvolver suas habilidades e crescer profissionalmente em nossa empresa. Todos ganham com isso”, ressalta o gerente de RH da Rede Vitória Marcos Brocci.

Jovem atendida

Vitória Cristina dos Santos Silva, de 19 anos, mora na região do bairro Padre Anchieta, em Campinas, e conta que conheceu o projeto através de amigos e de uma funcionária que trabalhava no MAE Maria Rosa. Ela já atua no setor, como auxiliar de cozinha da Rede Vitória Hotéis, e tem o sonho de ser confeiteira.

Vitória finalizou o curso em 2020 e conta quais são seus planos para o futuro. “Eu desejo trabalhar ainda na área por muito tempo, em prol de abrir minha confeitaria, e esse é meu desejo então, estar na área por muito tempo”, finaliza.

Mais informações sobre a iniciativa pelo site https://www.maemariarosa.org.br/projeto-jovem-chef-curso-de-gastronomia/ . 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também