Home Cidades Coligação de Giovana tenta cassar candidatura de Chico Sardelli

Coligação de Giovana tenta cassar candidatura de Chico Sardelli

Ação acontece sob acusação de abuso de poder político e propaganda eleitoral irregular por conta do episódio do Viaduto Amadeu Elias
by Leon Botão

A coligação “Você tem opção”, encabeçada pela candidata a prefeita Maria Giovana Fortunato (PDT), move ação para tentar cassar a candidatura de Chico Sardelli (PV) a prefeito e Odir Demarchi (PL) a vice, sob acusação de abuso de poder político e propaganda eleitoral irregular no episódio do Viaduto Amadeu Elias. A liminar para remoção do vídeo que motiva o pedido foi negada pela Justiça Eleitoral, mas o caso segue tramitando. 

Na ação, os advogados da coligação de Giovana acusam Chico e Odir de abuso de poder político por conta de um vídeo publicado na página do candidato a vice no qual o prefeito Omar Najar (MDB) afirma que, atendendo a pedidos da dupla, iria determinar que o viaduto voltasse a ter dois sentidos, o que se concretizou dias depois. 

No vídeo, Omar diz que Chico e Odir haviam insistido muito pela mudança no viaduto e teriam mostrado a ele que era uma mudança possível de ser realizada. 

A acusação é que Chico e Odir foram beneficiados pela divulgação da medida, visto que o vídeo foi publicado nas redes sociais de Odir, e não de Omar. A ação fala em “caráter publicitário” e usa imagens de comentários de moradores parabenizando Chico, Odir e Omar pela mudança. 

O pedido foi protocolado na Justiça Eleitoral no dia 6 de outubro. Na ação, a coligação de Giovana pede a imediata remoção do vídeo citado, a cassação da chapa de Chico e Odir, bem como que eles sejam multados “em grau máximo”, citando a condição financeira “ostentada” pelos candidatos. 

A primeira parte do pedido foi negada no dia seguinte pelo juiz eleitoral Marcio Roberto Alexandre, que cita uma resolução do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ao afirmar que não caberia a ele julgar questões relacionadas a propaganda eleitoral. Ele ainda abriu prazo para manifestação das partes envolvidas no caso. 

Ao TODODIA, a assessoria de Chico informou que ele ainda não havia sido citado e que se manifestaria sobre o caso posteriormente. A coordenação da campanha de Maria Giovana também não se pronunciou até a publicação desta reportagem. 

LIMINAR 

A candidatura de Chico Sardelli conseguiu uma liminar nessa semana para remoção de um vídeo com informações falsas publicado em um perfil no Facebook. 

De acordo com a decisão, o vídeo havia sido publicado por uma mulher com mais de 3 mil amigos na rede social. O conteúdo, na análise de Chico, era difamatório. Assim também entendeu a Justiça, que ordenou a remoção do material sob pena de multa de R$ 2 mil. O vídeo foi retirado do ar domingo (18). 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This